O grupo alemão Rhenus Logistics participou pela primeira vez da Intermodal South America este ano, anunciando transição oficial da Blu Logistics LATAM, adquirida em 2023, para Rhenus Logistics LATAM. A multinacional registrou um faturamento de mais de 8,2 bilhões de euros em 2024 e está em processo de expansão estratégica de sua atuação na América Latina.
Nos últimos anos, a empresa iniciou uma jornada de aquisições e fusões na América Latina que incluiu a comissária de despachos aduaneiros brasileira Pirâmide SeaAir em 2017; uma empresa americana voltada para frete aéreo em 2019; e em 2023 o LBH Group (onde a empresa tem participação majoritária) e a Blu Logistics LATAM.
Suas aquisições recentes abriram caminho para uma cobertura geográfica ainda mais ampla, incluindo a presença da Blu Logistics em Argentina, Colômbia, México, Uruguai, Paraguai e Equador, bem como serviços de agências portuárias na América Latina em locais como Colômbia, Brasil, Panamá e Curaçao, dentre outros, além de vários países da América Central por parte do LBH.
A aquisição da Blu Logistics especialmente representou um aumento considerável na movimentação da empresa. A Blu já possuía uma movimentação anual de cerca de 180 mil TEUs com o trading marítimo Ásia-América Latina, que após a integração à Rhenus Logistics LATAM resultou em uma movimentação de 210 mil TEUs para a multinacional alemã no ano passado.
"A gente está mudando de modelo de negócios. Viemos de desembaraço e frete aéreo, e agora contamos com a robustez do grupo Blu para trabalharmos em liderança de mercado e volume. Agora a gente vem com uma presença em América Latina muito forte", explica Bruna Ventura, Managing Director da Rhenus Brasil.
Além do trade marítimo entre Ásia e América Latina, a empresa também está aumentando sua atuação no transporte terrestre internacional, trabalhando com a região do Cone Sul: Argentina, Paraguai, Uruguai e no futuro Chile. "A ideia é trazer essa caixa de ferramentas de ser uma empresa global pra um mercado muito particular onde a gente quer que as equipes tenham expertise local", conta Bruna, destacando o papel do capital humano de profissionais locais latinoamericanos integrado com as aquisições.
A estratégia da Rhenus é de manter toda a equipe de profissionais do mercado latinoamericano e manter lideranças locais como peças-chave de sua expansão, aproveitando a experiência e integração cultural das equipes de cada país. O antigo CEO da Blu Logistics International, David Kassin, hoje é CEO da Rhenus Air & Ocean LATAM, unidade de negócios criada com a recente integração total da empresa.
Operação no Brasil
Embora a operação da Blu adquirida pela Rhenus não abranja o Brasil – a Blu Logistics Brasil não fez parte da negociação com a Rhenus e foi comprada pela Scan Global Logistics em 2024 – o país também foi beneficiado pelos contratos na Ásia trazidos pela Blu.
A Rhenus Brasil teve um crescimento de mais de 400% com seu produto marítimo em 2024. A empresa também projeta um crescimento de 150% este ano em comparação com o ano passado.
Além do trade marítimo, a Rhenus Brasil já possui grande representatividade no setor de transporte aéreo. Com mais de 17 gateways espalhados pelo mundo, a empresa tem operações Ásia-EUA-Brasil que utilizam o hub do grupo em Miami como ponto de distribuição. Atualmente, a empresa é o primeiro agente de cargas na linha Miami-Vitória, segundo em Miami-Curitiba e terceiro em Miami-Florianópolis.
A empresa também atua no transporte terrestre, e recentemente iniciou o transporte internacional no Cone Sul, após integração da Blu Logistics ao grupo Rhenus.
De acordo com Bruna, a empresa está em conversas sobre uma possível expansão para serviços de cabotagem.