A JBS Terminais já investiu R$ 130 milhões desde que assumiu a operação do Porto de Itajaí, em Santa Catarina, no final de setembro de 2024. O terminal, com capacidade anual de movimentação de até 558 mil TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés), registrou a circulação de 143.230 TEUs até abril de 2025, mantendo uma média mensal de 20 mil unidades.
A operação atende atualmente 1.700 clientes e conta com sete linhas de navegação e oito escalas semanais. A área do terminal é de 180 mil metros quadrados e possui infraestrutura com quatro berços de atracação em 1.030 metros de cais, profundidade de 14 metros, 1.750 tomadas para contêineres refrigerados e oito gates reversíveis.
Durante cerimônia realizada nesta quinta-feira (29), o empresário Wesley Batista destacou a relevância logística do porto, que concentra parte significativa das exportações de carne suína e de frango do país. Na mesma ocasião, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que os investimentos no porto fazem parte de um esforço conjunto para ampliar a geração de emprego e renda no estado.
O terminal portuário gera atualmente cerca de R$ 7 milhões em Imposto Sobre Serviços (ISS) ao município e emprega 334 colaboradores diretos, além de 350 trabalhadores portuários avulsos. Entre outubro de 2024 e abril de 2025, a distribuição das cargas foi dividida em 33% para importações (dry e reefer), 24% para exportações dry, 17% para exportações reefer e 26% para cabotagem, transbordo e outras categorias.
A JBS Terminais anunciou ainda um novo ciclo de investimentos da ordem de R$ 90 milhões, com foco em modernização de equipamentos e tecnologias. Parte desse valor será destinada à aquisição de dois guindastes móveis modelo Konecranes Gottwald ESP.9, com capacidade de 125 toneladas e alcance de 20 linhas de contêineres (rows). A companhia também iniciou testes com caminhões elétricos Terminal Tractor (TT), como parte de uma iniciativa de eletrificação da frota com foco em segurança operacional e redução de emissões.
O plano de expansão inclui a adição de novas rotas internacionais, como a GS1, prevista para junho de 2025, que conectará a América do Sul ao Golfo do México. A nova linha facilitará o escoamento de cargas como carne congelada, madeira, cerâmica e maquinários, e a entrada de produtos como plásticos, borrachas e insumos químicos. Também está confirmada a chegada da linha Mercosul Line CMA CGM, ampliando a conectividade do terminal.
A empresa assumiu recentemente a gestão unificada do porto público de Itajaí, com o objetivo de aumentar a eficiência das operações, eliminar gargalos e reduzir impactos urbanos. A estratégia inclui a integração logística e operacional do complexo, com foco em ganho de escala e maior fluidez no trânsito de cargas.
De acordo com Aristides Russi Junior, presidente da JBS Terminais, a experiência adquirida em outras operações do grupo J&F, como a Eldorado Celulose e a BrasKarne, é utilizada no dia a dia da operação em Itajaí. A atuação logística da companhia é considerada estratégica para o fluxo do comércio exterior brasileiro.
A presença da JBS em Santa Catarina inclui ainda 25 fábricas, 1 centro de inovação em biotecnologia, 4 granjas, 3 centros de distribuição, 5 incubatórios e uma unidade da JBS Transportadora. A companhia está presente em 22 cidades catarinenses, com 25 mil colaboradores diretos e 2.700 famílias de produtores integrados. Segundo dados da empresa, o impacto econômico direto no estado corresponde a 2,47% do Produto Interno Bruto (PIB) de Santa Catarina, com movimentação de R$ 24,3 bilhões em valor de produção.
Indicadores da operação – JBS Terminais (maio/2025)
Início das operações: setembro de 2024
Área total: 180.000 m²
Capacidade anual: até 558.000 TEUs
Movimentado até abril/25: 143.230 TEUs
Tomadas reefers: 1.750
Gates reversíveis: 8
Clientes atendidos: 1.700
Linhas de navegação: 7
Escalas semanais: 8
Colaboradores diretos: 334
Trabalhadores avulsos: 350
ISS gerado: R$ 7 milhões
Investimento inicial: R$ 130 milhões
Investimentos futuros: R$ 25 milhões + US$ 12 milhões em guindastes