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Novo PAC destina R$ 1,5 bilhão para modernização dos portos da Bahia

Recursos contemplam Salvador, Aratu-Candeias e Ilhéus com foco em infraestrutura, tecnologia e escoamento da produção
Por Redação em 30 de maio de 2025 às 10h49
Novo PAC destina R$ 1,5 bilhão para modernização dos portos da Bahia
Foto: Divulgação/Wilson Sons
Foto: Divulgação/Wilson Sons

O governo federal anunciou um pacote de R$ 1,5 bilhão em investimentos nos portos públicos da Bahia — Salvador, Aratu-Candeias e Ilhéus — por meio do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). O objetivo é reforçar a infraestrutura logística do estado, ampliar a capacidade operacional e estimular o desenvolvimento econômico regional.

Durante o anúncio, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou o impacto estratégico dos aportes, que devem gerar empregos, melhorar a competitividade e preparar os portos baianos para um novo ciclo de crescimento. Também participaram da cerimônia o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e o presidente da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), Antonio Gobbo.

Porto de Aratu-Candeias

  • A ATU 12 investirá R$ 400 milhões na modernização do terminal de granéis minerais.

  • A ATU 18 já executa contrato de R$ 120 milhões e propôs mais R$ 535 milhões para melhorias no terminal de granéis vegetais.

  • A Ultracargo destinará R$ 305,7 milhões para a construção de um novo píer de líquidos e ampliação da capacidade de armazenagem, permitindo o atendimento de navios de maior porte.

Porto de Salvador

O foco será a modernização tecnológica e ampliação da infraestrutura, visando ganhos de eficiência operacional e redução de custos logísticos.

Porto de Ilhéus

  • Receberá R$ 129,6 milhões para a reativação do Moinho de Trigo, fechado há 17 anos.

  • A recente dragagem recuperou 10 metros de profundidade, com nova etapa prevista para 14 metros, o que permitirá a atracação de embarcações maiores e mais pesadas.

Com esses investimentos, o governo busca consolidar os portos da Bahia como hubs logísticos regionais, ampliando sua capacidade de escoamento da produção agrícola, industrial e mineral, além de preparar a infraestrutura do estado para um cenário de crescimento sustentável e competitivo.

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