A Subdiretoria Geral de Operações Aduaneiras Metropolitanas da Direção Geral de Aduanas (DGA) anunciou a reabertura da Terminal 4 do Porto de Buenos Aires, que havia sido suspensa temporariamente por descumprimento de compromissos operacionais assumidos pela empresa permisionária.
A paralisação foi determinada pela DGA após o não cumprimento dos termos do acordo firmado em 5 de junho de 2025 entre a autoridade aduaneira e representantes da operadora portuária. A decisão considerou demoras atribuídas exclusivamente à permisionária, gerando custos adicionais a importadores, exportadores e despachantes, o que motivou a suspensão das operações.
Segundo comunicado oficial, a reabertura foi autorizada após a operadora reafirmar os compromissos assumidos anteriormente, incluindo a readequação do sistema de agendamento de importações e exportações, prevenção e solução rápida de falhas sistêmicas, melhoria da comunicação com os usuários e assinatura de novos acordos com entidades representativas do comércio exterior, como ATA, UIA e câmaras setoriais.
A permisionária também iniciou o levantamento do layout das estibas sob supervisão aduaneira, com o objetivo de reorganizar o espaço e implementar medidas que elevem o padrão de serviço e segurança das cargas.
Durante a retomada das atividades, a Terminal 4 operará com os seguintes parâmetros:
O navio CAP SAN ARTEMISIO, viagem nº 526N, com previsão de chegada em 26 de junho de 2026 às 23h, será utilizado para descarga de importação nas Terminais 1, 2 e 3. Posteriormente, será atracado na Terminal 4 para as operações de carga de exportação.
Não serão cobrados custos adicionais aos clientes e usuários pelos serviços prestados durante a contingência. Documentos comprobatórios estarão disponíveis às partes interessadas.
Foi autorizada, em caráter excepcional, a extensão de bodega exclusivamente para contêineres de importação, mediante coordenação com as chefias da Divisão de Controle e Fiscalização Operativa 2 e da Jefatura Aduaneira da Terminal 4.