A Log-In Logística Integrada, por meio do Terminal Portuário de Vila Velha (TVV), iniciou no dia 30 de julho uma operação inédita no complexo portuário de Capuaba, no Porto Organizado de Vitória (ES). Pela primeira vez, uma embarcação da categoria Panamax, sem guindaste de bordo e com 83 mil toneladas de porte bruto (DWT), foi descarregada no terminal. A operação é conduzida em parceria com a consultoria Cronos e com a embarcação Legendary Diva, proveniente da China, agenciada pela Orion Rodos.
O navio atracou no berço 202, em área sob administração da Vports, e está sendo descarregado com o uso de guindastes móveis portuários (MHCs) pertencentes ao próprio TVV. Esses equipamentos, atualmente únicos em Capuaba para esse tipo de operação, foram adquiridos como parte do processo de modernização da infraestrutura do terminal.
Segundo Gustavo Paixão, diretor de Terminais da Log-In, a operação é resultado de um conjunto de investimentos realizados nos últimos anos, incluindo a renovação da infraestrutura física, ampliação de retroárea, adoção de novas tecnologias e aquisição de equipamentos operacionais de grande porte.
A viabilização da operação exigiu alterações nas normas de atracação do Porto de Capuaba, promovidas pela Vports. Entre as mudanças está o aumento do limite de porte bruto permitido para atracação, de 70 mil para 83 mil toneladas, além da revisão de exigências mínimas de produtividade por dia.
Outro fator determinante foi a dragagem do canal de acesso ao porto, executada entre abril e maio deste ano. A obra garantiu a manutenção do calado em 12,5 metros, com investimentos de R$ 30 milhões. Com isso, o complexo portuário de Vitória passou a atender navios com maior capacidade de carga, tanto graneleiros quanto de carga geral.
De acordo com Gustavo Serrão, diretor-presidente da Vports, a operação representa um avanço na capacidade logística do Espírito Santo. A atualização dos limites técnicos do porto tem como objetivo aumentar a eficiência das operações e atrair embarcações de maior porte.
Para Gustavo Paixão, as atualizações normativas e estruturais criaram as condições necessárias para a execução de operações de grande escala. Ele ressalta que o TVV passa a oferecer uma alternativa logística mais robusta para granéis sólidos, especialmente fertilizantes, com impacto direto na cadeia de suprimentos do agronegócio. A movimentação atende culturas como o café, de relevância econômica para o estado.
A operação marca uma ampliação das possibilidades logísticas do Porto de Vitória e posiciona o TVV como terminal capacitado para atender embarcações de maior porte, em conformidade com os requisitos operacionais e regulatórios exigidos para esse tipo de movimentação.