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Grupo Chibatão investe em equipamentos

Companhia destina R$ 1,9 milhão na compra de dez reach stackers
Por Redação em 4 de junho de 2013 às 11h59
 

O Terminal Portuário Alfandegado do Grupo Chibatão, localizado na Zona Sul de Manaus, recebeu mais dez equipamentos para a movimentações de contêineres, no último dia 23 de maio. Os reach stackers, da marca Terex Hamdler, que demandaram R$ 1,9 milhão em investimentos, são empregados nas movimentações dos principais armadores que atuam no terminal – Aliança, Hamburg Süd, CMA-CGM, Mercosul-Maersk, Log-In Logística e NYK.

Segundo o gestor do Terminal Portuário Alfandegado do Grupo Chibatão, Jhony Fidélis, essas companhias operam no transporte dos produtos importados e exportados no Polo Industrial de Manaus (PIM), no qual o terminal responde por 80% da movimentação de cargas por navios de longo curso e cabotagem.

De acordo com o executivo, o investimento faz parte da estratégia do grupo para manter a competitividade e eficiência, preparando, assim, o terminal para o aquecimento da produção das indústrias do PIM no segundo semestre.

Para suportar o esperado crescimento a aplicação de recursos é contínua. Fidélis revela que nos últimos seis meses foram investidos R$ 22 milhões para a aquisição de 309 equipamentos – reach stackers, cavalos-mecânicos, porta-contêineres, carretas para operação portuária e transtêineres. Os resultados começam a aparecer. “Já reduzimos de uma hora e dez minutos para 20 minutos o tempo utilizado na movimentação de contêineres em nossos pátios”, anuncia.

Treinamentos

Para operar essa nova frota de veículos, a companhia contratou 115 colaboradores, treinados pelo Instituto de Capacitação Técnica Profissional (Incatep), de Santos (SP). “Além de investir em equipamentos, colocamos recursos próprios para treinar os operadores, uma vez que em Manaus não existe nenhum curso de habilitação básica”, diz.

Para o segundo semestre, além da continuidade do programa de ampliação da frota, o gestor revela que já estão em andamento investimentos em infraestrutura, como a construção da nova ponte de acesso ao píer, instalação do scanner de contêineres e aplicação de novas tecnologias no controle das operações.

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