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Ambipar realiza testes com biocombustível em operações logísticas marítimas em Santa Catarina

Experimento com Be8 BeVant® integra estratégia de substituição do diesel fóssil em frotas marítimas e terrestres
Por Redação em 4 de julho de 2025 às 7h26
Ambipar realiza testes com biocombustível em operações logísticas marítimas em Santa Catarina
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A empresa Ambipar iniciou, em São Francisco do Sul (SC), testes com o biocombustível Be8 BeVant®, produzido no Rio Grande do Sul, como parte de uma estratégia voltada à substituição do diesel de origem fóssil em operações logísticas no setor marítimo. O produto está sendo testado em uma embarcação da companhia, instalada em base portuária no litoral norte catarinense.

O biocombustível é fornecido pela empresa Be8, com sede em Passo Fundo (RS), e foi desenvolvido a partir de matérias-primas renováveis. Segundo informações técnicas, o Be8 BeVant® é um combustível bidestilado, com baixa concentração de enxofre, alta pureza química e compatibilidade com motores convencionais a diesel, sem necessidade de modificações mecânicas. O produto é classificado como ULSD (Ultra Low Sulfur Diesel) e pode substituir o diesel fóssil integralmente.

A iniciativa faz parte de uma parceria entre Ambipar e Be8, com o objetivo de reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) nas atividades logísticas e promover alternativas viáveis à matriz energética tradicional. A empresa informou que os testes envolvem não apenas a aplicação do combustível em embarcações, mas também sua posterior utilização em caminhões de grande porte e equipamentos pesados, como escavadeiras, geradores e minicarregadeiras, empregados em operações de gestão ambiental.

De acordo com Rafael Tello, presidente global de Sustentabilidade da Ambipar, o uso de combustíveis de origem renovável em atividades marítimas tem impacto direto na redução das emissões do setor. Segundo dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o transporte marítimo e pesqueiro no Brasil consumiu, em 2023, mais de 309 milhões de litros de diesel marítimo, resultando na emissão de aproximadamente 2,76 milhões de toneladas de CO₂ equivalente.

Tello afirmou que a substituição de combustíveis fósseis por fontes alternativas integra os compromissos ambientais da empresa e está alinhada com metas de longo prazo associadas à estratégia de descarbonização validada pela Science Based Targets initiative (SBTi).

Os testes operacionais com o Be8 BeVant® têm o objetivo de verificar a viabilidade técnica, financeira e operacional do combustível em diferentes cenários logísticos. A expectativa da empresa é que, caso os resultados sejam satisfatórios, o uso seja expandido para outras frentes de operação e que a tecnologia possa ser adotada por diferentes agentes do setor logístico.

A iniciativa também contempla a possibilidade de reaproveitamento de resíduos como matéria-prima, inserindo o experimento dentro de um modelo de economia circular voltado à logística ambiental. A Ambipar avalia que o biocombustível possui potencial de redução de até 99% nas emissões de CO₂ do ciclo tanque-roda, em comparação com o diesel convencional.

Os próximos passos do projeto envolvem a análise de desempenho em campo e a definição de escalas produtivas e logísticas para eventual ampliação do uso do biocombustível no transporte marítimo e terrestre no Brasil.

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