
A Estação do Desenvolvimento, iniciativa do Sistema Transporte na COP30, ganhou um novo espaço na Green Zone, espaço oficial da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que será realizada em Belém (PA), em novembro. A mudança permite ampliar a programação de painéis e a visibilidade dos debates, oferecendo mais oportunidades de diálogo sobre a descarbonização do transporte, que corresponde a cerca de 47% das emissões de gases de efeito estufa no Brasil, de acordo com os dados mais recentes da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
Com a nova estrutura, a Estação do Desenvolvimento passa a reunir mais de 70 painéis temáticos e ações sobre mobilidade urbana sustentável, biocombustíveis, descarbonização de frotas, inovação tecnológica, financiamento verde, governança e transição energética. As atividades serão realizadas ao longo de todo o evento e incluem painéis técnicos, rodas de conversa e apresentações em formato TED. A iniciativa do Sistema Transporte (formado por CNT, SEST SENAT e ITL) se consolida como um dos principais polos de debate técnico sobre a agenda climática dentro da COP30.
Entre os destaques, estão temas como:
A Estação do Desenvolvimento também vai contar com novos parceiros. A MWM, subsidiária do grupo Tupy, fornecerá a energia, com o fornecimento de grupo geradores que serão operados pela A Geradora/Loxam. A rede social TikTok marcará presença no espaço com ativação e ações de visibilidade junto a influenciadores da plataforma. Iris e GIST Impact trazem sua expertise para potencializar negócios sustentáveis.
O evento conta ainda com o apoio institucional da Abani, Childhood, IOE, Instituto Ethos, CEBDS e Slocat Partnership. A correalização é feita em parceria com o Ministério das Cidades, o Ministério de Portos e Aeroportos e o Ministério dos Transportes.
As empresas Gol Linhas Aéreas, ClickBus e Eletra, o movimento MoveInfra – que reúne os seis principais grupos de infraestrutura do país –, e as entidades Abac (Associação Brasileira de Armadores de Cabotagem) e ATP (Associação de Terminais Portuários Privados) patrocinam a Estação.