A Martiplast, indústria gaúcha especializada em utensílios domésticos, viu seus índices de performance logística dobrarem no período de um ano com a utilização do sistema TMS Entregou, solução desenvolvida pela ESales que possibilita o acompanhamento da quantidade e da qualidade das entregas, principalmente quanto ao lead time acordado.
De acordo com o supervisor Administrativo-Comercial da empresa, Mailson Bernardino dos Santos, o monitoramento dos relatórios elevou o indicador de 43% para 88% no período.
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A partir da implantação do sistema, foi realizado um trabalho de conscientização com os transportadores parceiros sobre a importância do preenchimento correto das ocorrências e, assim, a empresa conquistou uma qualidade maior nas entregas. Com isso, ganhou também mais eficiência no controle do processo como um todo: custos, conferências, prazos e excelência. “Não imaginávamos que teríamos a precisão das informações de logística em tão pouco tempo, afinal dobramos a performance em um curto período. É fundamental medir os processos e buscar a melhoria contínua para nos mantermos competitivos”, avalia o supervisor.
A empresa fundada em 1993 é responsável pela fabricação dos produtos da marca OU, que está presente em todo o Brasil, América do Norte, América Latina, África, Oriente Médio e Europa. Mas o principal desafio logístico surgiu quando, em 2013, adquiriu a importadora YOI, sediada em Extrema, Minas Gerais.
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“Como atuamos em 100% do território nacional, sentimos o real impacto do uso da solução na satisfação do cliente. Temos agora uma rastreabilidade melhor desses fornecimentos e oferecemos uma maior confiabilidade nos serviços. Quando entram em contato com a logística comercial, temos informações precisas em tempo real no que diz respeito a previsão de entrega, lead time logístico e performance do transportador, o que consolida a credibilidade para o cliente final”, explica a analista de Logística da Martiplast, Priscila Cemin da Silva.
Com cerca de 300 funcionários e 10 mil m² de área fabril, a indústria conta, atualmente, com dez transportadores atendendo cerca de 3.800 lojas ao mês, além de um transportador exclusivo para o e-commerce. “Nosso próximo passo será focar na qualidade das entregas, com foco em mensurar e reduzir as incidências de avarias, por exemplo”, planeja a analista.