Ibovespa
119.137,86 pts
(-0,44%)
Dólar comercial
R$ 5,42
(0,73%)
Dólar turismo
R$ 5,62
(0,82%)
Euro
R$ 5,82
(1,01%)

VLI desenvolve software para ampliar volumes movimentados

Iniciativa de otimizar o embarque de navios permite movimentar mais volumes com os mesmos recursos operacionais
Por Redação em 23 de janeiro de 2023 às 10h58
VLI desenvolve software para ampliar volumes movimentados

A VLI, companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos, informa que com o objetivo de melhorar a eficiência operacional do embarque de navios, desenvolveu um software que permite criar planos otimizados para movimentar mais volumes com os mesmos recursos operacionais, respeitando os limites de estabilidade e segurança do navio.

Segundo a empresa, a iniciativa de otimizar o embarque de navios é pioneira no mundo e a coloca como protagonista nesse processo de propor planos para os navios.

Além disso, destaca a empresa, ela reduz a quantidade de passadas e troca de porões, aumenta a captura de volume de grãos e açúcar, melhora a taxa comercial e reduz o tempo de inicialização da rota de carregamento.

Leia mais: Transporte de cargas do agronegócio no terminal da VLI em Porto Nacional cresce 22% e bate recorde no ano

O gerente de Transformação Digital para Portos e Terminais da VLI, Luciano Gonçalves Pereira, explica que essa tecnologia, anteriormente usada para desembarque, agora também é utilizada para os embarques de navios nas operações da VLI. “É uma solução inédita mundialmente para embarque de produtos granéis. A única otimização para embarque, até então, era voltada para contêineres.”

Antes da criação deste software, os planos de embarque eram feitos exclusivamente pela tripulação do navio. Eles não consideravam a estratégia e a capacidade operacional da VLI. A plataforma foi lançada em junho de 2022 e passou a ser usada nas operações da empresa no Terminal Portuário de São Luís (TPSL), no estado do Maranhão. Por sua vez, em setembro de 2022 foi implantada no Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), localizado na Baixada Santista, em São Paulo.

Resultados

De junho até novembro do ano passado, a tecnologia permitiu a redução de pouco mais de 34 horas no carregamento de navios no TPSL. Por sua vez, no Tiplam, a diminuição total de horas, entre outubro e novembro, foi de mais de 121 horas.

A meta prevista de ganhos financeiros até novembro era de R$ 1,1 milhão. Esse número já foi superado e os ganhos acumulados do TPSL e Tiplam chegaram a R$ 1,2 milhão nesse período.

Leia mais: FS e VLI iniciam transporte de etanol de milho para o Porto de Itaqui

A iniciativa do carregamento inteligente foi desenvolvida pela área de Tecnologia, Inovação e Logística Digital da companhia, em conjunto com o setor de negócio.

“A ideia é levar o software para a Gerência de Operações Marítimas da VLI para que ela possa atender a todos os portos da empresa”, destaca Pereira.

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência, analisar estatísticas e personalizar a publicidade. Ao prosseguir no site, você concorda com esse uso, em conformidade com a Política de Privacidade.
Aceitar
Gerenciar