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Cargolift reduz em 95% o tempo de planejamento de rotas com solução de roteirização dinâmica

Por Redação em 14 de julho de 2025 às 10h06
Cargolift reduz em 95% o tempo de planejamento de rotas com solução de roteirização dinâmica
Foto: Adobe Stock
Foto: Adobe Stock

Cargolift trouxe resultados expressivos para o seu setor de logística com uma solução de roteização dinâmica da Matrixcargo. Com a adoção da ferramenta, a Cargolift reduziu em 95% o tempo de planejamento logístico — de 8 horas para apenas 25 minutos. A empresa também registrou uma economia de 4% nos custos operacionais, ao automatizar o processo.

Integrada ao módulo “Matrixfretes”, a solução emprega inteligência artificial e algoritmos de otimização para planejar rotas, compor cargas, selecionar veículos e programar entregas, levando em conta variáveis como janelas de entrega, tipos de carga, trânsito e tempos de serviço.

A tecnologia é baseada no Problema de Roteamento de Veículos (VRP), incorporando múltiplas variáveis como janelas de entrega, tipo de carga, trânsito e tempo de serviço para transformar os processos de planejamento logístico, principalmente em operações de distribuição.

"Utilizamos uma combinação de algoritmos heurísticos e modelos de machine learning para otimizar rotas em tempo real, com base em dados históricos e dinâmicos", explica Marques. "Trata-se de uma solução desenvolvida para ambientes logísticos complexos, e leva em conta janelas de atendimento, restrições de trânsito, capacidades de carga, tempos de serviço e até condições de tráfego, entre outras variáveis operacionais que dificultam o planejamento tradicional", explica Gustavo Marques, head de vendas da Matrixcargo.

Segundo o executivo, a principal diferença em relação aos modelos estáticos está na adaptação à demanda real, em tempo real. Isso permite maior precisão no planejamento e execução das operações, com menos ociosidade da frota, menor quilometragem percorrida, mais entregas no prazo e, como resultado, redução de custos.

"A roteirização dinâmica representa uma quebra de paradigma em relação aos modelos estáticos, que se baseiam em malhas fixas. Hoje conseguimos formar rotas otimizadas a partir da demanda real, levando em conta uma infinidade de restrições do mundo físico", completa Gustavo. "Isso significa menos ociosidade da frota, menor quilometragem, mais entregas dentro do prazo e, consequentemente, menos custos".

Outras empresas também vêm adotando a tecnologia. A DC Transportes reduziu o tempo de roteirização de 3 horas para 15 minutos. Em um projeto-piloto com uma indústria alimentícia, o uso da solução diminuiu a necessidade de veículos leves de 93% para 85%, com aumento da ocupação média da frota.

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