Empresas de tecnologia e logística vêm ampliando sua atuação no segmento. Em janeiro, foi anunciada uma parceria entre Aurora, Continental e NVIDIA com o objetivo de viabilizar a produção de caminhões autônomos em escala global a partir de 2027. Segundo os termos da colaboração, a Aurora ficará responsável pelo desenvolvimento dos veículos e prevê o lançamento de um modelo no estado do Texas em 2025. A Continental atuará na atualização do sistema de direção autônoma Aurora Driver, com foco na aplicação industrial, enquanto a NVIDIA fornecerá a infraestrutura de hardware para a computação embarcada necessária à condução automatizada.
A introdução de veículos autônomos na logística tem potencial para otimizar rotas, reduzir períodos de inatividade e oferecer maior previsibilidade nas entregas. Outros impactos incluem a diminuição de riscos associados a falhas humanas e a redução de custos operacionais relacionados a combustível, manutenção e força de trabalho.
Atualmente, o setor é composto por 132 startups especializadas em veículos autônomos, com destaque para os Estados Unidos, que concentram 38 dessas empresas. Em seguida aparecem China e Reino Unido. Além dos caminhões autônomos, tecnologias como drones e robôs de entrega também estão sendo incorporadas em projetos logísticos de última milha.