A capacidade global, medida em toneladas de carga disponíveis por quilômetro (ACTKs), subiu 3,9% em relação a julho de 2024, sendo 4,5% nas operações internacionais.
Segundo Willie Walsh, diretor-geral da IATA, os resultados refletem expansão na maioria das rotas comerciais, com exceção da ligação Ásia-América do Norte, que apresentou queda de 1,0% na comparação anual.
“Uma queda no comércio eletrônico, com o fim das isenções dos EUA para pequenas remessas, provavelmente foi compensada pelo envio antecipado de mercadorias antes do aumento das tarifas de importação. Agosto deverá mostrar com mais clareza os impactos dessas mudanças. É importante observar também que a rota Europa-Ásia, que responde por um quinto da carga aérea mundial, manteve crescimento pelo 29º mês consecutivo, com avanço de 13,5% em julho”, afirmou Walsh.
O comércio global de mercadorias cresceu 3,1% em junho frente ao mesmo período de 2024.
O preço do combustível de aviação em julho foi 9,1% inferior ao registrado no ano anterior, mas 4,3% maior que em junho.
A manufatura mundial recuou, com o PMI em 49,66 pontos, abaixo do nível de crescimento. As novas encomendas de exportação ficaram em 48,2 pontos pelo quarto mês consecutivo.
Ásia-Pacífico: alta de 11,1% na demanda; capacidade +7,3%.
América do Norte: alta de 0,7% na demanda; capacidade -0,6%.
Europa: alta de 4,1% na demanda; capacidade +4,0%.
Oriente Médio: alta de 2,6% na demanda; capacidade +5,9%.
América Latina: alta de 2,4% na demanda; capacidade +3,8%.
África: alta de 9,4% na demanda; capacidade -0,1%.
O volume de carga aérea cresceu em todos os principais corredores em julho, com duas exceções: Oriente Médio-Europa, que apresentou variação mínima, e Ásia-América do Norte, que acumula três meses consecutivos de retração.
*A participação é baseada nos valores de CTK do ano inteiro de 2024.