O LATAM Cargo Group inaugurou, em 2 de outubro, uma nova rota cargueira direta entre Bruxelas (Bélgica) e São José dos Campos (SP). Inicialmente, a operação terá uma frequência semanal, mas a companhia já planeja ampliar para dois voos semanais na temporada de inverno.
Até então, cargas destinadas ao interior paulista precisavam desembarcar em aeroportos como Guarulhos ou Viracopos e seguir por transporte rodoviário até São José dos Campos. Com a nova operação, o trajeto será mais rápido, eficiente e competitivo, reduzindo custos logísticos e tempos de trânsito.
“São José dos Campos é um polo industrial estratégico. Com esta rota, reforçamos nossa posição como o operador de carga com a malha mais robusta entre a Europa e a América do Sul”, destaca Matias Cortina, diretor Comercial de Carga para a Europa no Grupo LATAM Airlines.
A estimativa é de que a nova conexão movimente cerca de 50 toneladas por semana, com foco em produtos industriais, autopeças, bens de consumo e carga geral. Além de atender diretamente o polo do Vale do Paraíba, parte da carga poderá ser redistribuída para cidades próximas, consolidando o município como hub logístico regional.
Conectividade em expansão
A iniciativa integra o plano de expansão anunciado recentemente pelo grupo, que prevê um acréscimo de 15 frequências semanais entre a Europa e a América do Sul.
O aeroporto de São José dos Campos já havia se consolidado como ponto estratégico desde a inauguração da rota cargueira com Miami, em 2023. Atualmente, essa conexão já conta com três voos semanais e movimenta mais de 150 toneladas de carga por semana, beneficiando indústrias dos setores aeronáutico, automotivo, eletrônico e de alta tecnologia.
Com localização privilegiada no Vale do Paraíba e infraestrutura adequada, o terminal de cargas modernizado e a pista de grande capacidade vêm atraindo investimentos e fortalecendo a conectividade internacional do interior paulista.