A Cargill, empresa global do ramo de alimentos e agronegócio, realizou uma operação inédita na região Norte do Brasil que envolveu o transporte via fluvial de 110,971 mil toneladas de milho em uma única viagem entre os terminais de Miritituba e Santarém, no Pará. O volume total da carga, suficiente para encher quase 2.500 carretas, foi o maior volume transportado em um só deslocamento na região, inaugurando um marco para a logística de grãos pela rota fluvial do rio Tapajós.
A operação, realizada em 5 de julho, utilizou um comboio com 36 barcaças, atrelado a um barco empurrador de alta capacidade, com motor de 6.400 cavalos de potência. O teste foi considerado bem-sucedido pela Cargill, que reforça sua busca contínua por ganhos de eficiência no transporte de commodities do agronécio, como milho e soja.
É por meio da rota fluvial no Pará que a Cargill escoa grãos produzidos em regiões-chave do País como Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul. De acordo com a empresa, a operação de julho reforça o uso do transporte fluvial como alternativa logística eficiente para o escoamento da produção do agronegócio brasileiro, reduzindo custos operacionais e aproveitando a vocação natural dos rios da região amazônica para movimentação de grandes volumes de carga.
A parada final da operação é o embarque no Terminal Fluvial de Granéis Sólidos de Santarém, operado pela empresa desde 2003. O terminal passou por uma obra de expansão concluída em 2018, que aumentou a capacidade de embarque anual do terminal para 4,9 milhões de toneladas.