
O diretor de Relações Institucionais da CNT, Valter Souza, defendeu que o Brasil precisa adotar uma política de Estado voltada à diversificação da matriz de transporte e ao fortalecimento do modal hidroviário como componente essencial da multimodalidade e da competitividade logística nacional.
A declaração foi feita nessa segunda-feira (27/10), durante a abertura do 14º Seminário Internacional de Transporte e Desenvolvimento Hidroviário Interior, realizado na sede do Sistema Transporte, em Brasília. O evento é promovido pela Sobena (Sociedade Brasileira de Engenharia Naval) e reúne, a cada dois anos, autoridades, especialistas e representantes do setor para debater soluções que promovam eficiência, segurança e sustentabilidade na navegação interior de cargas e de passageiros.
“Dois terços das cargas no Brasil são transportados por caminhões, e mais de 90% dos passageiros viajam de ônibus. Esse perfil não é sustentável no longo prazo. O transporte hidroviário é mais barato e polui menos. Precisamos de um programa de Estado para inverter essa lógica, reduzir o Custo Brasil e ampliar a competitividade do país”, destacou Valter Souza.
O diretor ressaltou ainda que o Sistema Transporte vem atuando de forma integrada para estimular o debate sobre transição energética e infraestrutura sustentável, reforçando o compromisso com a modernização da logística nacional.
O presidente da Sobena, Luiz Carlos Barradas, enfatizou a importância do Seminário como espaço de difusão técnica e científica. “Este encontro simboliza a confiança na promoção do conhecimento técnico e científico voltado para o futuro da navegação interior. Recebemos mais de 60 resumos de trabalhos técnicos, o que mostra a crescente participação da comunidade acadêmica e profissional no debate sobre o setor”, afirmou.
Representando o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o secretário nacional de Hidrovias e Navegação, Dino Antunes, destacou que o transporte hidroviário está no centro da agenda nacional de logística, com projetos estruturantes em andamento – como concessões de hidrovias, dragagens e obras públicas – e com foco na sustentabilidade e no fortalecimento da indústria naval.
Também participaram da cerimônia o diretor de Portos e Costas da Marinha, vice-almirante Carlos André Coronha Macedo, que ressaltou o papel da Instituição na garantia da segurança da navegação, e o presidente da Abani (Associação Brasileira de Navegação Interior), José Rebelo, que destacou a importância da parceria institucional que viabilizou o evento.
“Trazer este seminário para a casa do transporte fortalece a sinergia entre o setor hidroviário e a CNT. Precisamos produzir mais conhecimento técnico e políticas que dobrem a participação do transporte aquaviário na matriz logística brasileira. Este encontro é um passo importante nesse caminho”, completou José Rebelo.
A programação do Seminário segue até quarta-feira (29), com debates sobre segurança da navegação, concessões hidroviárias, panorama da indústria naval, descarbonização e sustentabilidade, reforçando o papel estratégico da navegação interior para o desenvolvimento econômico do Brasil.
Com informações da Confederação Nacional de Transporte