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Rumo Logística inicia construção de ferrovia de 700 km para transformar o transporte agrícola no Brasil

Projeto ferroviário bilionário e sustentável visa reduzir custos, aliviar rodovias e melhorar a exportação de grãos do Mato Grosso
Por Redação em 8 de novembro de 2024 às 7h37

A Rumo Logística avança com um dos maiores projetos ferroviários do Brasil, a Ferrovia Estadual de Mato Grosso, que promete revolucionar o transporte de cargas agrícolas no país. Com uma extensão de 730 km, a nova ferrovia ligará Rondonópolis a Lucas do Rio Verde, passando por 16 municípios e conectando-se ao Porto de Santos, principal ponto de exportação nacional.

Com investimentos de mais de R$ 14 bilhões, a Rumo planeja iniciar as operações dos primeiros 160 km já em 2026, e a conclusão total está prevista para 2030. Essa infraestrutura é estratégica para reduzir a dependência do transporte rodoviário, diminuindo o custo logístico e o impacto ambiental: o transporte ferroviário emite até seis vezes menos gases poluentes em comparação com o rodoviário.

Além dos benefícios ambientais, a ferrovia busca aumentar a competitividade do agronegócio brasileiro ao facilitar o escoamento de grãos como soja, milho e algodão, enquanto gera cerca de 4.500 empregos diretos. A expansão da estrutura no Porto de Santos em parceria com a americana CHS também assegura que o aumento da demanda seja atendido sem comprometer a eficiência.

Pedro Palma, CEO da Rumo, destaca que este é apenas o início de uma série de investimentos para fortalecer a infraestrutura logística do país e tornar o transporte de cargas mais sustentável e eficiente.

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