A Brado anunciou a instalação de um segundo tombador de caminhões em seu terminal ferroviário em Rondonópolis (MT). A medida dobra a capacidade diária de descarga de veículos no local, que passa a ser de até 180 caminhões por dia, com operações simultâneas. A ampliação ocorre durante o escoamento da safra recorde de grãos no país, reforçando a estrutura logística da companhia no principal estado exportador de milho e soja do Brasil.
De acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra brasileira 2024/25 prevê crescimento de 11% na produção de milho, alcançando 328,3 milhões de toneladas, e de 14% na soja, com um total de 167,37 milhões de toneladas. O estado de Mato Grosso lidera as exportações dessas commodities, com 43 milhões de toneladas de milho e 24,89 milhões de toneladas de soja enviadas em 2024.
A partir do terminal de Rondonópolis, a Brado atua no transporte ferroviário de milho para o interior de São Paulo, atendendo indústrias de alimentos, além de realizar o escoamento de soja em grão, farelo de soja e DDG (farelo de milho) para exportação. A operação é feita por meio de contêineres lacrados, modelo que oferece maior segurança e qualidade ao produto, com menor risco de contaminação e perdas durante o transporte, sendo indicado especialmente para compradores de pequeno e médio porte.
O novo tombador oferece ganhos relevantes na eficiência operacional do terminal. A possibilidade de operar dois veículos simultaneamente reduz o tempo de espera, melhora o fluxo no recebimento de cargas e minimiza a necessidade de paradas para limpeza e manutenção, ao evitar contaminação cruzada entre diferentes tipos de grãos. Essas melhorias garantem maior fluidez nas operações, sobretudo em períodos de alta demanda, como o atual.