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MS prioriza reativação ferroviária e modernização de modais para elevar competitividade logística

Mato Grosso do Sul alinha suas diretrizes logísticas ao PNL 2050 com foco em redução de custos, intermodalidade e protagonismo nas exportações
Por Redação em 10 de junho de 2025 às 7h39
MS prioriza reativação ferroviária e modernização de modais para elevar competitividade logística
Foto: Mairinco do Pauda/Semadesc
Foto: Mairinco do Pauda/Semadesc

Durante o 9º Encontro Regional do Plano Nacional de Logística (PNL) 2050, realizado no dia 3 de junho em Campo Grande, o Governo do Mato Grosso do Sul destacou suas prioridades para transformar a logística estadual. O evento — promovido pelo Ministério dos Transportes — reuniu autoridades e representantes do setor produtivo para debater os gargalos e oportunidades da malha logística da Região Centro-Oeste.

De acordo com o secretário da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, o MS prioriza a reativação do transporte ferroviário, a modernização de rodovias, a ampliação do uso de hidrovias e a revitalização dos aeroportos como pilares para melhorar a competitividade logística. Ele pontuou que, com a reforma tributária, o custo e o tempo de transporte ganham ainda mais relevância para o desempenho do estado no cenário nacional e internacional.

“O ponto principal do gargalo hoje é a ferrovia. Já temos dois grandes projetos rodoviários em andamento, então é hora de avançar na matriz ferroviária”, afirmou Verruck.

Outro destaque foi a Rota Bioceânica, apontada como vetor estratégico que poderá integrar os modais e abrir novos caminhos para o escoamento da produção sul-mato-grossense rumo aos mercados asiáticos, via portos do Chile.

O secretário ressaltou que o modal rodoviário, predominante no estado, ainda encarece o frete e compromete prazos logísticos. A solução passa pela intermodalidade, que permitiria uma logística mais fluida e com menor custo operacional, crucial para manter o status do estado como um grande exportador de commodities.

O encontro também reforçou a importância do planejamento regionalizado para orientar os investimentos públicos. A subsecretária substituta do Ministério dos Transportes, Larissa Spínola, destacou o compromisso do governo federal com o diálogo local:

“Precisamos percorrer o Brasil para entender o Brasil. Estamos aqui para ouvi-los”, declarou.

A metodologia do PNL 2050 inclui análises técnicas como matrizes origem-destino, mapas de saturação e indicadores de acessibilidade, integração regional e sustentabilidade, com o objetivo de traçar metas e estratégias para o futuro da infraestrutura de transportes no Brasil.

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