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Brado inaugura operação multimodal na rota ferroviária mais longa do país

Operação ativa ferrovia de 2,7 mil km entre São Paulo e Maranhão com trechos das concessionárias Rumo e VLI
Por Redação em 3 de dezembro de 2025 às 7h58
Brado inaugura operação multimodal na rota ferroviária mais longa do país
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A transportadora de contêineres Brado iniciou a operação multimodal de contêineres na maior rota ferroviária ativa no país, a Ferrovia Norte-Sul. Com 2,7 mil km, a estrutura conecta Sumaré (SP) a Davinópolis (MA). A operação é feita em parceria com as concessionárias ferroviárias Rumo e VLI.

A nova rota tem como destaque o mercado interno, replicando a operação já consolidada no fluxo São Paulo – Mato Grosso, pelo terminal da empresa em Rondonópolis. No sentido Sudeste – Maranhão, a empresa transporta produtos de higiene e limpeza, materiais de construção, defensivos, fertilizantes, nutrição animal, alimentos, bebidas e papel. No retorno, o fluxo concentra bens industriais. Até o momento, já foram feitas oito viagens, transportando um total de 504 contêineres carregados com mais de 10,9 mil toneladas de produtos.  

 

Integração interregional

A operação utiliza 2.100 km de trilhos da malha da Rumo entre Sumaré (SP) e Porto Nacional (TO) e outros 634 km de ferrovia da VLI até o terminal em Davinópolis (MA). No final da rota, Davinópolis está a cerca de 570 km de São Luís.

De acordo com o CEO da Brado, Luciano Johnsson, a nova operação representa um avanço estratégico fundamental na logística nacional, impulsionando o desenvolvimento regional pela integração e interoperabilidade entre diferentes malhas e concessionárias ferroviárias. “É um marco que conecta regiões, reduz emissões e comprova o potencial da ferrovia de transportar muito mais que commodities”, afirma.

Ao combinar os modais ferroviário e rodoviário, a Brado reforça sua capilaridade logística e melhora o abastecimento em regiões como Maranhão, Tocantins, Piauí e Pará. A estimativa é que o mercado tenha potencial para movimentar até 64 mil contêineres por ano, ampliando a competitividade das indústrias locais e o acesso a produtos essenciais.

 

Ganhos na sutentabilidade

De acordo com a Brado, o transporte ferroviário pode emitir até 85% menos CO₂ do que o rodoviário, tornando a opção pelas ferrovias ideal para longas distâncias. Em 2024, os clientes da empresa deixaram de emitir mais de 320 mil toneladas de CO₂ com operações multimodal usando o transporte ferroviário. O número equivale à emissão anual de 69 mil carros.

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