A CEVA Logistics anunciou a expansão de sua operação marítima de transporte de veículos por meio de navios do tipo roll-on, roll-off (RORO), conectando o Extremo Oriente à América Latina por meio de uma nova rota regular e viagens avulsas (spot). A operação conta com três embarcações adicionais com capacidade entre 5.500 e 7.000 unidades equivalentes de automóveis (CEUs), destinadas ao atendimento da cadeia logística de veículos acabados (Finished Vehicle Logistics – FVL).
A nova rota comercial regular estabelece conexões entre países da Ásia Oriental e a costa oeste da América Central e América do Sul. Os portos atendidos incluem origens e destinos em China, Coreia do Sul, Japão, México, Guatemala, El Salvador, Costa Rica, Panamá, Argentina, Colômbia, Equador, Peru e Chile.
Frota global e capacidade ampliada
Com a incorporação das novas embarcações, a CEVA Logistics passa a operar uma frota de nove navios RORO para rotas de longo e curto curso, distribuídos em quatro principais corredores marítimos. O início da operação de navios híbridos movidos a GNL (gás natural liquefeito) ocorreu em 2023, com arrendamento de longo prazo junto à Eastern Pacific Shipping, via CMA CGM. Desde então, a empresa expandiu sua frota com novos contratos de arrendamento.
As embarcações são equipadas com decks móveis, possibilitando o transporte de diferentes tipos de veículos, como automóveis de passeio, vans, caminhões, maquinário pesado e outros modelos de grande porte. Desde o início da operação RORO, a CEVA já transportou mais de 225 mil unidades, incluindo equipamentos pesados. Em 2024, a empresa movimentou mais de 6,1 milhões de veículos no mundo com suas soluções FVL.
Soluções integradas de transporte terrestre
Além da operação marítima, a CEVA Logistics mantém ativos logísticos terrestres que integram modais rodoviário e ferroviário para a movimentação dos veículos desde as fábricas até os portos de origem, e posteriormente dos portos de destino até os pontos finais de entrega. A estrutura permite o fornecimento de soluções fim a fim, com maior previsibilidade e eficiência no atendimento às montadoras.
Na nova rota entre o Extremo Oriente e a América Latina, os terminais terrestres e centros de armazenagem da CEVA na região possibilitam o desembarque e a entrega direta dos veículos à rede de distribuição dos fabricantes ou aos concessionários finais.
Operações spot atendem demandas específicas
A CEVA também realiza viagens avulsas em rotas personalizadas conforme a necessidade de seus clientes. Em um exemplo recente, o navio Lake Fuxian, com capacidade de 5.500 CEUs e incorporado no primeiro trimestre de 2025, realizou o transporte de veículos e equipamentos de construção da China até o porto de Durban, na África do Sul, com posterior entrega de 2.500 unidades no porto de Vitória, no Brasil.
Segundo Emmanuel Cheremetinski, líder global da unidade de Finished Vehicle Logistics na CEVA Logistics, “a ampliação da frota de navios RORO permite à empresa oferecer soluções integradas com maior confiabilidade e capacidade de adaptação às demandas específicas do setor automotivo.”