A A.P. A Moller - Maersk (Maersk) acaba de nomear o primeiro navio em uma série de navios de 17.480 TEU equipados com propulsão de metanol de combustível duplo. O evento de nomeação ocorreu em 18 de junho no estaleiro da Hyundai Heavy Industries (HHI) em Ulsan, Coréia do Sul.
O navio, chamado de Berlin Maersk, é a 14ª nova construção de combustível duplo que entra na frota da Maersk, e será seguida por cinco navios irmãos adicionais nesta nova classe de navios porta-contêineres. "Com o lançamento da classe Berlin Mursk, continuamos a construir um kit de ferramentas oceânicas adaptável a múltiplos caminhos de combustível. A renovação da frota é essencial para manter nossa vantagem competitiva no transporte marítimo e serve como uma pedra angular do nosso compromisso com a descarbonização", comenta Anda Cristescu, Chefe de Fretamento e Newbuilding na Maersk.
Em 7 de julho, o Berlim Maersk fará sua primeira escala portuária em Xangai, onde entrará em serviço no serviço AE3 da Maersk, conectando a Ásia Oriental com o norte da Europa.
O projeto do navio se assemelha muito ao da classe anterior Ane Maersk, da qual a Maersk recebeu um total de 12 embarcações de combustível duplo, todas construídas pela HHI. A única diferença significativa é o feixe mais amplo, que permite que o Berlim Maersk carregue mais recipientes. O aumento da capacidade também o torna o maior navio de combustível duplo a se juntar à frota da Maersk até o momento.
"Estamos felizes por agora começarmos a receber a série Berlin Maersk. Desde a nossa decisão de encomendar o primeiro navio de metanol de combustível duplo em 2021, percorremos um longo caminho com muitas outras transportadoras investindo nessa tecnologia de propulsão também. Nossa nova classe Berlin Mursk baseia-se na base que estabelecemos pela primeira vez com Laura Maersk e, mais tarde, com a classe Ane Maersk. A classe Berlin Maersk mostra nossos esforços contínuos em inovação e otimização, estabelecendo uma nova referência de eficiência do setor", comemora Ole Graa Jakobsen, Chefe de Tecnologia da Frota na Maersk.
Todos os seis navios da série estão sendo construídos pela HHI com entrega em 2025. Eles navegarão sob a bandeira dinamarquesa.