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Pedágios eletrônicos começam a operar na Raposo Tavares em 1º de outubro

Três pórticos serão ativados na região metropolitana de Sorocaba; modelo substitui praças tradicionais e amplia tendência de cobrança automática em rodovias concedidas
Por Redação em 1 de outubro de 2025 às 7h45
Pedágios eletrônicos começam a operar na Raposo Tavares em 1º de outubro
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Rodovia Raposo Tavares passará a ter cobrança de pedágio no modelo free flow a partir de 1º de outubro de 2025. Três pórticos eletrônicos entrarão em operação em trechos da região metropolitana de Sorocaba, interior paulista, substituindo as praças convencionais com cancelas.

O sistema identifica os veículos por meio de tags eletrônicas ou pela leitura da placa registrada por câmeras. No caso dos motoristas sem tag, o pagamento poderá ser feito em até 30 dias pelos canais digitais da concessionária.

Valores e localizações

Os três pontos de cobrança foram definidos pela concessionária Entrega Sorocabana, do grupo CCR:

  • São Roque (Km 47,6): R$ 5,05 por passagem

  • Alumínio (Km 79,1): R$ 4,95 por passagem

  • Araçoiaba da Serra (Km 111,9): R$ 4,20 por passagem

Motocicletas permanecem isentas. As praças atuais serão desativadas e demolidas no prazo de até seis meses.

Formas de pagamento

  • Motoristas com tag: cobrança automática, com desconto básico de 5% e adicional de até 20% em veículos leves que utilizarem o mesmo pórtico mais de uma vez no mês, no mesmo sentido.

  • Motoristas sem tag: prazo de 30 dias para quitar a tarifa pelo site Pedágio Digital, pelo aplicativo CCR Rodovias ou via WhatsApp (0800 252 7280), com opções de Pix ou cartão de crédito.

Monitoramento e expansão

Além dos três pórticos tarifados, outros cinco serão instalados apenas para monitoramento do tráfego, sem cobrança. Eles ficarão nos Km 37, 58, 72, 95 e 101.

O governo de São Paulo estima instalar 58 pórticos de pedágio eletrônico em rodovias concedidas até 2030, mas ainda não há cronograma detalhado de implantação.

Histórico e outros estados

O modelo free flow começou a operar no Brasil em janeiro de 2025, na BR-101 (Rio-Santos), em três pontos localizados em Itaguaí, Mangaratiba e Paraty. Atualmente, além de São Paulo e Rio de Janeiro, há pórticos em Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

  • São Paulo: SP-333 (Itápolis e Jaboticabal) e SP-099 (Rodovia dos Tamoios, Caraguatatuba).

  • Rio de Janeiro: BR-101 (Itaguaí, Mangaratiba e Paraty).

  • Minas Gerais: MG-459 (Monte Sião).

  • Rio Grande do Sul: ERS-122 (Antônio Prado, São Sebastião do Caí, Farroupilha e Ipê), ERS-446 (Carlos Barbosa) e ERS-240 (Capela de Santana).

A concessionária afirma que o modelo reduz custos operacionais e altera a dinâmica logística do transporte rodoviário, eliminando paradas obrigatórias e filas em praças tradicionais.

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