
Em um cenário de margens cada vez mais apertadas, alta no custo do diesel e escassez de capital de giro, as transportadoras brasileiras enfrentam um antigo e persistente gargalo: o acesso a crédito em condições justas.
Atenta a essa demanda, a Roadcard, especialista em gestão e pagamentos no transporte, tem atuado como facilitadora de linhas de financiamento para transportadoras e embarcadores, conectando clientes a parceiros financeiros para oferecer crédito de forma mais ágil, segura e com taxas competitivas.
Crédito estruturado e taxas mais acessíveis
“O transporte de cargas é um setor essencial, mas que historicamente sofre com um descasamento absurdo de fluxo de caixa. Nosso papel é criar um ambiente mais ágil e transparente para quem empresta, e mais acessível para quem precisa do financiamento”, afirma Felipe Dick, CEO da Roadcard.
Somente em 2025, a empresa já movimentou mais de R$ 3,5 bilhões em negociações entre clientes e parceiros financeiros, e projeta atingir uma carteira de crédito potencial de R$ 500 milhões mensais até o final do ano.
Segundo Dick, o diferencial do modelo está na forma como o crédito é estruturado: o valor financiado é depositado diretamente na conta da transportadora e utilizado exclusivamente para o pagamento de fretes, vale-pedágio e combustível, via sistema Pamcard.
Essa operação garante segurança aos parceiros financeiros e, em contrapartida, permite taxas mais competitivas, hoje variando entre 2% e 3% ao mês, frente à taxa básica de juros próxima de 15% ao ano.
Modelo que fortalece toda a cadeia logística
“Nós não somos um banco, e a aprovação de crédito está sujeita ao parceiro financeiro, mas criamos um modelo que dá garantias reais aos financiadores e viabiliza o acesso ao capital que as transportadoras precisam para girar suas operações”, complementa o executivo. “Com isso, o setor consegue respirar, investir em eficiência e manter a competitividade, mesmo em um ambiente econômico desafiador.”
Atualmente, mais de 40 transportadoras e embarcadores já operam com os parceiros financeiros da Roadcard — número que deve crescer à medida que o mercado reconhece os benefícios da intermediação.
Dick destaca que não há limitação de valores para o crédito. “Já negociamos operações de R$ 10 mil e até de R$ 30 milhões por mês. O limite é definido pelo parceiro financeiro, de acordo com o perfil do cliente”, explica.
Para o CEO, o impacto vai muito além do crédito:
“Quando o financiamento é direcionado de forma inteligente, ele fortalece toda a cadeia logística — do embarcador ao caminhoneiro — e contribui para o desenvolvimento sustentável do transporte rodoviário no país.”