
A Arteris, especializada em gestão de concessões rodoviárias, venceu, no dia 11 de novembro, o leilão do Processo Competitivo para a otimização e modernização do contrato da BR-101/RJ Norte. A empresa manterá a gestão da rodovia até 2047, através de sua concessionária Autopista Fluminense. Realizado na B3, em São Paulo, o resultado garante a continuidade do contrato firmado desde 2008 e marca o início de um novo ciclo de investimentos na infraestrutura rodoviária do Rio de Janeiro.
O aditivo ao contrato de concessão estabelece uma modernização contratual importante para a concessionária e para os usuários, um robusto plano de investimentos de R$ 3,2 bilhões em obras e R$ 3,0 bilhões em manutenção e operação, e um aumento tarifário em decorrência dos novos investimentos. De acordo com a concessionária, a lista de investimentos contempla intervenções essenciais para a mobilidade, a segurança viária e fluidez para os usuários, incluindo duplicações, faixas adicionais e vias marginais, multivias e ciclofaixas, totalizando mais de 250km.
"A vitória no leilão da BR-101/RJ Norte concretiza um planejamento financeiro ancorado em um modelo de longo prazo até 2047. Estamos construindo um novo ciclo de geração de valor, com base em três pilares essenciais: estabilidade regulatória, renovação contratual e ampliação de investimentos", afirma Martí Carbonell, Diretor Presidente da Arteris. "Estamos atuando com celeridade para iniciar as obras e garantir que a rodovia continue a ser um vetor de desenvolvimento."
Infraestrutura da rodovia
Desde o início da concessão, a companhia investiu cerca de R$ 5,5 bilhões na via. Entre as principais entregas, destacam-se a duplicação de 128 quilômetros; ampliação da Av. do Contorno, em Niterói; melhorias nos trechos urbanos de Campos dos Goytacazes e implantação de 39 passarelas, 18 trevos e 30,5 km de iluminação LED.
O plano de investimentos da concessionária Autopista Fluminense colaborou para reduzir em 56% o número de fatalidades na rodovia, entre 2010 e 2020, superando a meta global da Organização das Nações Unidas (ONU).
Impacto socioeconômico do novo ciclo
A partir da assinatura do aditivo contratual, prevista para os próximos meses, motocicletas, motonetas, triciclos e bicicletas moto terão trânsito livre no Sistema Rodoviário e ficam, portanto, isentos do pagamento de Tarifa de Pedágio. Os demais usuários terão desconto de 5% na tarifa de pedágio para os pagamentos feitos com "tag" nas pistas automáticas. E ainda, os veículos de passeio contarão com o DUF (Desconto de Usuário Frequente), que é um desconto progressivo a cada passagem no mesmo sentido por uma mesma praça de pedágio durante o período de um mês.