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JAC Caminhões anuncia chegada ao mercado brasileiro

Fabricante pretende iniciar a venda de quatro modelos, contando com caminhões leves e pesados, em 2026
Por Redação em 4 de dezembro de 2025 às 7h42
JAC Caminhões anuncia chegada ao mercado brasileiro
Caminhão pesado A 25.290 da JAC Caminhões. Foto: Divulgação
Caminhão pesado A 25.290 da JAC Caminhões. Foto: Divulgação

A JAC Caminhões anunciou oficialmente, nesta terça-feira (02), a sua estreia no mercado brasileiro, com uma linha de caminhões leves e pesados. A operação nasce como a quarta subsidiária do grupo chinês JAC Motors e tem início das vendas previsto para 2026. A marca apresentou ao mercado os quatro primeiros modelos a serem comercializados, durante um evento em São Paulo (SP).

A marca começa suas operações com a importação de quatro modelos movidos a diesel atuando entre 9 e 25 toneladas de PBT técnico, adaptados para o mercado brasileiro: os caminhões leves N 9.170 e N 13.210 e os pesados A 18.290 e A 25.290. A fabricante espera importar cerca de 700 unidades no primeiro ano de vendas, utilizando o Porto de Itajaí, mas o número pode aumentar rapidamente, de acordo com a direção da empresa.

A empresa possui um plano robusto e estruturado para sua entrada no mercado brasileiro de caminhões. De acordo com o diretor geral da JAC Caminhões, Miguel Xun, a empresa está montando a rede autorizada e finalizando a homologação dos primeiros caminhões que serão vendidos. A expectativa é iniciar a operação no ano que vem com 15 grupos econômicos e, pelo menos, 30 pontos de vendas nos principais centros urbanos do país, alcançando cerca de 60 lojas até 2027.

 

 

Foco no mercado brasileiro

Segundo a direção da empresa, o Brasil ocupará posição estratégica dentro do plano global de crescimento da marca. A JAC Motors já é a maior exportadora de caminhões leves da China, e a subsidiária brasileira JAC Caminhões prevê conquistar 1,5% de market share no primeiro ano de comercialização e atingir 3% até o fim do terceiro ano.

Miguel afirma que a evolução será rápida: "a JAC possui 19 fábricas espalhadas pelo mundo que funcionam em regime de montagem SKD. Teremos esse mesmo princípio no Brasil o mais breve possível", conta. 

A operação brasileira nasce com a criação de uma subsidiária dedicada, responsável por vendas, pós-venda, engenharia e desenvolvimento de produtos locais. O projeto de longo prazo prevê um investimento inicial robusto, direcionado à expansão da rede de concessionárias, implantação de centro técnico próprio e, em uma segunda fase, a instalação de uma unidade de produção nacional. A fabricante pretende investir em parcerias com fornecedores, capacitação técnica e geração de empregos diretos e indiretos, com a planta industrial no horizonte.

De acordo com Miguel, a futura fábrica está em fase inicial de projeto e ainda não tem local definido. "Tem vários estados oferecendo incentivos, como Goiás, Espírito Santo e alguns locais no Nordeste. Estamos estudando a melhor proposta para começar o mais rápido possível", explica Adriano Chiarini, diretor comercial da JAC Caminhões no Brasil.

 

Linha pensada para o mercado brasileiro

A JAC Caminhões traz para o Brasil uma oferta de modelos pensada em resposta às demandas crescentes de eficiência, durabilidade e baixo custo operacional dos operadores brasileiros. A fabricante estreia por aqui com os quatro modelos N 9.170, N 13.210, A 18.290 e A 25.290. Toda a linha conta com motores Cummins adaptados à norma Euro 6 e transmissões ZF, Eaton e Fast Gear.

  • Caminhão leve N 9.710 da JAC Caminhões
    Caminhão leve N 9.710 da JAC Caminhões
  • Caminhão leve N 13.210 da JAC Caminhões.
    Caminhão leve N 13.210 da JAC Caminhões.
  • Caminhão pesado A 25.290 da JAC Caminhões.
    Caminhão pesado A 25.290 da JAC Caminhões.
  • Caminhão pesado A 18.290 da JAC Caminhões.
    Caminhão pesado A 18.290 da JAC Caminhões.

O N 9.170 é indicado para rotas urbanas e regionais. Leve, robusto e econômico, o modelo possui configuração 4x2 e é disponibilizado com duas opções de entre eixos (3.845 mm e 4.475 mm), permitindo maior flexibilidade para implementações. Com Peso Bruto Total (PBT técnico) de 9,5 toneladas e carga útil técnica de 6,2 toneladas, o caminhão leve é projetado para aplicações urbanas e regionais.

O N 13.210 é leve e versátil. Com cabine estendida, maior capacidade de carga e tecnologias modernas, o modelo chega para atender frotistas e transportadores que buscam produtividade com baixo custo operacional. Com tração 4x2, o modelo é oferecido em duas opções de entre eixos — 4.200 mm e 4.700 mm —, permitindo ampla variedade de implementações. O caminhão possui PBT de 12 toneladas, peso bruto técnico de 12,5 toneladas e carga útil técnica de 8,2 toneladas.

Já a linha de pesados A 18.290 e 25.290 chega ao mercado com mais força, autonomia e eficiência para operações de médias e longas de distâncias, além de urbanas vocacionais. Com trações 4x2 e 6x2, os modelos oferecem opções de entre-eixos que atendem a aplicações variadas:
A 18.290: 4.700 mm e 5.300 mm
A 25.290: 6.050 mm e 6.650 mm (3º eixo instalado no Brasil)

As capacidades técnicas reforçam o posicionamento robusto da linha:
Peso Bruto Total (PBT): 16 toneladas (A 18.290) e 23 toneladas (A 25.290)
Peso Bruto Técnico: 19,5 toneladas e 26,5 toneladas
Carga útil técnica: 13 toneladas e 17,8 toneladas, respectivamente

 

 

 

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