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Governo conclui ciclo de debates do PNL 2050 com foco na integração logística da região Norte

Encontros nacionais encerrados em Belém reúnem diagnósticos regionais para orientar políticas de longo prazo em infraestrutura e transportes
Por Redação em 9 de dezembro de 2025 às 7h45
Governo conclui ciclo de debates do PNL 2050 com foco na integração logística da região Norte
Foto: Divulgação/GovPA
Foto: Divulgação/GovPA

O Governo Federal encerrou em Belém (PA) o ciclo nacional de debates que subsidia a elaboração do Plano Nacional de Logística (PNL) 2050. A etapa final reuniu autoridades, especialistas e representantes do setor produtivo para consolidar diagnósticos sobre transporte e infraestrutura na região Norte, marcada pela dependência de múltiplos modais e por limitações que afetam a competitividade logística.

A metodologia do PNL 2050 se baseia em análise de dados e projeções de longo prazo. Segundo a Infra S.A., a região Norte demanda soluções específicas devido à combinação entre longas distâncias, baixa densidade populacional e forte integração entre rios, rodovias e ferrovias. Esse arranjo sustenta a circulação de cargas, atende populações ribeirinhas e viabiliza atividades econômicas estratégicas.

Com crescimento econômico previsto de 2,6% no primeiro semestre de 2025, a região amplia sua participação nas exportações pelo Arco Norte. Estimativas indicam que o corredor logístico poderá responder por metade das exportações nacionais de soja e milho até 2030. A multimodalidade é considerada fator central para manter essa expansão, especialmente na conexão entre o Polo Industrial de Manaus, hidrovias e eixos terrestres.

Apesar do potencial, o Norte ainda enfrenta gargalos de infraestrutura que limitam o escoamento de grãos, hoje responsável por 6,3% da produção nacional. Para reduzir entraves, o Ministério dos Transportes tem priorizado investimentos estruturantes. Entre os projetos em andamento está a Ferrogrão, ferrovia de 933 quilômetros entre Sinop (MT) e Miritituba (PA). O empreendimento, incluído no portfólio de concessões, tem edital previsto para maio de 2026 e leilão em setembro, com investimento estimado de R$ 33,3 bilhões e capacidade para até 66 milhões de toneladas anuais.

Outras iniciativas incluem a concessão do Sistema Rodoviário BR-364/RO, firmada em julho de 2025, primeiro contrato federal desse tipo em Rondônia. O trecho de 686,7 quilômetros entre Porto Velho e Vilhena receberá R$ 10,2 bilhões ao longo de 30 anos para manutenção, operação e modernização. Em novembro, entrou em operação a ponte sobre o rio Araguaia, ligando São Geraldo do Araguaia (PA) a Xambioá (TO), substituindo a travessia por balsa com investimento de R$ 232,3 milhões.

As discussões do PNL 2050 passaram por dez capitais e reuniram representantes dos modais rodoviário, ferroviário, hidroviário e aeroportuário. Os debates orientam a formulação do plano, que será o primeiro construído de acordo com o Planejamento Integrado de Transportes (PIT), estabelecido em 2024. O objetivo é apoiar decisões de Estado, reduzir desigualdades regionais e fortalecer a competitividade logística nacional.

Com o encerramento do ciclo de encontros, o Ministério dos Transportes segue para a fase de consolidação técnica do plano, em cooperação com órgãos públicos, setores produtivos e sociedade civil.

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