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Mercedes-Benz lança o novo Accelo para o mercado de caminhões leves

Por Redação em 6 de maio de 2003 às 11h51 (atualizado em 10/05/2011 às 10h32)

A DaimlerChrysler do Brasil lançou um novo modelo de caminhão leve Mercedes-Benz na faixa de sete e nove toneladas de peso bruto total. Trata-se do Accelo, que traz para o mercado um moderno conceito de caminhão leve, permitindo maior agilidade nas operações urbanas do transporte de cargas.

O Accelo apresenta uma nova cabina avançada, desenvolvida especialmente para atuar no pesado trânsito urbano das cidades. Com dimensões compactas e ergonomia para três ocupantes, o caminhão foi projetado para oferecer maior conforto, segurança e melhor performance nas atividades de entregas rápidas de mercadorias e principalmente nas estreitas áreas de circulação dos centros urbanos.

Disponível nos modelos 715 C, de sete toneladas, e 915 C, de nove toneladas, o Accelo conta com as vantagens da motorização eletrônica, freio a disco nas quatro rodas e inúmeros equipamentos de série. "São modelos com excelente desempenho, alta performance e baixo consumo de combustível que asseguram maior rentabilidade ao frotista e ao caminhoneiro autônomo", explica o diretor de Vendas da DaimlerChrysler do Brasil, Gero Herrmann.

O Accelo possui chassi com longarinas retas e simétricas, que podem ser utilizadas nos dois lados do veículo, indistintamente. As travessas do chassi são parafusadas, o que facilita a implementação do caminhão, para atender a variedade de aplicações no transporte urbano de distribuição de cargas, além de permitir maior facilidade no momento da manutenção e reparos do quadro do chassi.

Com o modelo 715 C, a DaimlerChrysler do Brasil lança o seu primeiro caminhão destinado ao crescente segmento VUC - veículo urbano de carga - cujas dimensões são adequadas para operar em áreas restritas do perímetro urbano. Essa aplicação adotada na cidade de São Paulo, exige que os caminhões circulem nessas áreas respeitando as dimensões, de pára-choque a pára-choque, de no máximo 5,5 metros de comprimento e largura máxima de 2,20 metros.

O Accelo 715 C foi desenvolvido com todos os componentes do trem-de-força (motor, câmbio e eixos) da própria marca Mercedes-Benz. O 715 C conta, ainda, com suspensão por molas parabólicas, amortecedores e barras estabilizadoras, na dianteira e traseira, e coxins para o trem-de-força que minimizam ruídos e vibrações. O curso de suspensão da cabina é amplo, com mais de 80 mm, propiciando um ótimo conforto e baixo nível de ruído, semelhantes a um carro de passeio.

Para a aplicação VUC, o 715 C, com distância de entreeixos de 3.100 mm, admite uma carroçaria 28 centímetros maior e um volume de carga útil 8% superior em relação a qualquer outro caminhão nesta operação. Com o motor eletrônico OM 612 LA, de cinco cilindros, e 156 cavalos de potência a 3.800 rpm, e injeção eletrônica common-rail, o caminhão conta com alta potência e suavidade na troca de marchas, propiciada pela caixa de mudanças também da marca.

Veja mais detalhes do novo caminhão na edição de junho da Tecnologística

 

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