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Linha Cargo recebe nova motorização para atender ao P7

Ford apresenta as novidades que vão reduzir a emissão de poluentes de seus caminhões a partir do ano que vem
Por Redação em 3 de outubro de 2011 às 15h57 (atualizado em 24/10/2011 às 14h43)

A Ford Caminhões apresentou à imprensa, em evento realizado na última sexta-feira, dia 30 de setembro, na fábrica da companhia em São Bernardo do Campo (SP), a nova linha de caminhões Cargo 2012 Euro 5, equipados com motores Cummins adequados à legislação Proconve P7, que estará em vigor no Brasil a partir do dia 1º de janeiro de 2012.

Além de atenderem às novas normas de emissão de poluentes, os motores da linha Cargo 2012 apresentam maior potência, torque e economia de combustível. Os novos modelos, que vão de 4.5 a 8.9 litros, com 160, 190, 230, 290 e 330 cv substituem, respectivamente, os motores de 150, 170, 220, 275 e 320 cv. Além do aumento de potência, os novos propulsores oferecem faixa ampliada de torque em baixa rotação e redução de 5% a 7% no consumo de combustível em relação aos caminhões Cargo Euro 3.

Em função do aumento de potência, a família de caminhões da Ford passará a contar com as novas nomenclaturas Cargo 816, 1319, 1519, 1723, 1719, 1933 R, 1933 Tractor, 2423, 2429, 2623, 2629 e 3133, totalizando doze novos modelos.

Utilizando a tecnologia SCR (sigla em inglês para Redução Catalítica Seletiva), a linha Cargo 2012 apresenta redução de até 80% na emissão de poluentes diante dos níveis atuais. O sistema SCR utiliza sensores que controlam o escape de gases e de material particulado e, com a utilização do aditivo Arla 32 (Agente Redutor Líquido Automotivo), reduz as emissões de hidróxidos de nitrogênio no sistema de pós-tratamento.

A solução integrada desenvolvida pela Cummins para atender às normas Euro 5 inclui a fabricação e distribuição do Arla 32, com o nome comercial Fleetguard Arla 32, que será comercializado em todos os 148 distribuidores Ford. “O resultado final na operação do novo caminhão é positivo para o frotista. A economia de combustível e de óleo lubrificante que ele proporciona é suficiente para cobrir e superar o gasto com o Arla 32”, afirma Silvio Fedele, gerente de Serviços e Desenvolvimento da Rede de Distribuição da Ford Caminhões.

A linha Cargo Euro 5 ganhou um reservatório específico para o Arla 32, com capacidade para 25, 50 ou 90 litros, e um sistema de diagnóstico incorporado ao painel de instrumentos (OBD, ou On Board Diagnosis), que alerta o motorista a respeito da quantidade de aditivo disponível, da utilização de Arla 32 inadequado ou alterado ou de qualquer tipo de falha em componentes do sistema. O OBD pode, ainda, no caso de uma enventual emergência, reduzir a potência do veículo para controlar o nível de emissões.

O projeto da nova linha Cargo contou com uma equipe de mais de 100 engenheiros e técnicos dedicados, em um trabalho que envolveu 335 mil horas e mais de um milhão de quilômetros rodados em testes no Campo de Provas da Ford em Tatuí (SP).

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