Quarta-feira, 28 de outubro de 2020 - 11h31
Logística eficiente no e-commerce é possível com tecnologia e processos sincronizados
Autoria de FÁBIO CARVALHO

Atender aos prazos de entrega é um desafio para as lojas online. Para não frustrar os clientes, os e-commerces precisam ter processos internos estruturados, desde o pedido, passando pela produção, separação e empacotamento, até o envio. Além de entender que, para uma logística efetiva, cada um desses processos impacta diretamente a efetividade da entrega dos produtos. Mas como conseguir ter processos internos estruturados e uma cadeia de produção tão ágil e eficiente que gere um impacto positivo na logística?

Primeiro é preciso fazer uma análise profunda de toda a cadeia de abastecimento, desde o planejamento de compra de materiais para atender os pedidos dos clientes até o momento em que o produto é entregue, para identificar e rever as etapas que não estejam bem estruturadas e sincronizadas, ocasionando gargalos que impactam o tempo de toda operação. A revisão dos processos é essencial e deve ser feita recorrentemente. Mesmo aqueles que parecem irrelevantes perante toda a cadeia devem ser analisados.

Uma ferramenta que pode ajudar muito a identificar as etapas que não estão agregando o devido valor e buscar soluções é o Mapeamento do Fluxo de Valor (Value Stream Mapping - VSM). Essa é uma técnica de gerenciamento Lean, ou seja, sem desperdícios, para analisar o fluxo de materiais, os requisitos e os dados associados a um determinado processo ou produto. O uso dessa técnica aliado a implementação de metodologias modernas de gestão, como o OKR (Objectives and Key Results) – sistema de definição de metas – e o uso de ferramentas tecnológicas modernas para gerenciamento online de todas as etapas do supply chain permite que as empresas tenham agilidade na tomada de decisões e a criar uma cultura de melhoria contínua, que é fundamental para uma logística eficiente.

Outro ponto a ser considerado é a adoção de soluções tecnológicas, como as Soluções de Gestão de Transporte e Logística (TMS na sigla em inglês), para fazer a gestão inteligente de toda a operação. Os TMS são softwares que ajudam as empresas a ter uma visão completa do processo logístico, provendo métricas, dados e gráficos que mostram como cada etapa está impactando toda a cadeia.

Além disso, a comunicação entre as áreas envolvidas é fundamental para que todo o ciclo ocorra de maneira mais fluida e efetiva. Todas as áreas precisam trabalhar de maneira integrada, sabendo os prazos, limitações e processos de cada uma. A comunicação com o cliente também é muito importante. É preciso atualizá-lo de maneira clara com o status de cada etapa da jornada de seu pedido, isso ajuda a tranquilizar o consumidor e mostra que sua empresa está empenhada em atender seu pedido com excelência.

Para realizar a entrega dos produtos, é necessário ter bons parceiros logísticos que ajudem a facilitar a entrega. A escolha dos parceiros deve levar em conta alguns aspectos como: se o sistema da empresa de logística consegue integrar com o do seu e-commerce, como é a reputação dessa empresa entre seus clientes, se ela possui processos inteligentes etc. Essa é uma decisão muito importante, por isso precisa ser tomada com muita atenção e embasamento.

Em suma, as empresas de e-commerce precisam ter em mente que para se ter uma logística eficiente, é necessário sincronização e integração de todos os processos e áreas que compõem a cadeia de abastecimento das empresas. Todas as etapas são importantes e precisam estar alinhadas para que os pedidos dos consumidores sejam entregues dentro do prazo, elevando os índices de satisfação e garantindo o sucesso de sua loja online.