Terça-feira, 8 de agosto de 2006 - 16h08
Sistema automatizado dos comprovantes de coleta

Novidade permite reduzir os custos operacionais, emissão de documentos e erros no relatório final, além de agilizar o processo de processamento dos dados

 A Colepav, empresa de coletas de resíduos do Grupo Equipav que atua em todo o estado de São Paulo, implantou no último mês de fevereiro em 33 dos 40 veículos de sua frota o sistema para automação dos comprovantes de coletas. A novidade já reduziu em 50% os custos operacionais.

É fácil entender este índice. De acordo com o diretor operacional da Colepav, Sandro Bazeto, anteriormente o trabalho era realizado de maneira manual pelos motoristas e coletores. Após isso, eram geradas e impressas três vias que posteriormente seriam classificadas e passadas aos motoristas no início dos trabalhos. Ao todo, eram emitidos cerca de sete mil comprovantes por mês antes da implantação do sistema.

 O alto índice de erros era outro problema identificado pela falta do sistema. O preenchimento manual, além de estar sujeito a falhas de escrita, apresentava alto custo de preenchimento uma vez que era necessário validar e digitar todas as informações no Sistema Comercial Colepav (SCC).

Com a implantação do sistema, desenvolvido pela e-Logicon, a Colepav também comemora a agilidade operacional. Todas as informações coletadas no processo – como quilometragem dos veículos, quantidade de equipamentos coletados, peso das coletas, identificação dos equipamentos, peso no aterro – são digitadas na aplicação SCC Móbile (Simova e-coleta). Os dados são enviados simultaneamente ao SCC utilizando a rede GPRS/GSM de uma operadora de celular, eliminando o processo de conferência e digitação de cada comprovante.

O treinamento dos funcionários mereceu atenção. O diretor explica que em dois finais de semana que antecederam a implantação da ferramenta, a companhia reuniu os 60 motoristas e quatro encarregados que manuseariam o sistema para uma aula teórica, no período da manhã, e outra prática, à tarde. “85% da equipe que realizou o treinamento não apresentou dificuldade”, afirma.

www.colepav.com.br
www.e-logicon.com.br