Segunda-feira, 17 de maio de 2010 - 15h55
ABSA Cargo Airline conquista recertificação IOSA

Concedido pela IATA, recertificação atesta elevado padrão internacional de qualidade e segurança operacional

A ABSA Cargo Airline acaba de receber a recertificação Operational Safety Audit (IOSA), conferido pela International Air Transport Association (IATA). A concessão deste atestado internacional de qualidade e segurança operacional à companhia de bandeira brasileira significa a renovação, até 2012, da certificação recebida pela ABSA, pela primeira vez em 2008, após um longo e rigoroso processo de auditoria conduzido pela International Air Transport Association (IATA) .

Para o diretor Técnico e de Planejamento da ABSA Cargo Airline, Dario Matsuguma, a recertificação se deveu a consolidação de uma grande mudança cultural na empresa. “Este trabalho priorizou a formação, capacitação e informação a todas as pessoas da companhia de maneira que todos passaram a se sentir parte integrante da solução e do sucesso, numa importante rede que se auto-realimenta. A preparação do indivíduo para o desempenho das atividades é fundamental para a busca da excelência, e a visão da ABSA é de que não basta ter processos padronizados, métodos e atividades conhecidas, é preciso reinventá-los a todo o momento, melhorando-os sempre”, assinala o diretor.

Introduzido em 2003 pela IATA, a certificação IOSA revela a importância dada à segurança de voo pela indústria aeronáutica mundial. A abrangência e o rigor da auditoria são comprovados pelo número de itens e setores avaliados. Dividida em oito setores operacionais, a empresa precisa atender integralmente 904 requisitos listados pela IATA para obter a certificação.

As áreas avaliadas são: Controle Operacional; Operações de Voo (pilotos); Despacho de Voo; Manutenção de Aeronaves; Operações de Cabine e compartimento de carga; Serviço de Solo (handling); Operações de Carga e Segurança. 

A ABSA foi a primeira empresa cargueira a receber a certificação IOSA na América do Sul e Caribe, a terceira das Américas e a segunda aérea a ser certificada no Brasil.

www.absacargo.com.br