Terça-feira, 11 de setembro de 2012 - 15h23
ANTF analisará revisão das tarifas proposta pela ANTT
Entidade irá avaliar durante 15 dias as sugestões da agência levando em conta aspectos técnicos, jurídicos e econômicos

A Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF) informou, por meio de um comunicado, que irá avaliar, pelos próximos 15 dias, os reflexos das resoluções publicadas no Diário Oficial de ontem, 10 de setembro, pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que autoriza a revisão das tarifas ferroviárias.

A entidade comunica que irá analisar a viabilidade das novas regras, levando em consideração seus aspectos técnicos, jurídicos e econômicos para emitir seu parecer. A ANTF ressalta, ainda, que suas associadas primam, acima de tudo, pela qualidade dos serviços que prestam.

A associação divulga alguns números para reforçar a tese. Dados dão conta de que houve um crescimento na movimentação de cargas de mais de 87,6% ao longo de 15 anos de concessão. No mesmo período, a produção ferroviária cresceu 111,7%.

A entidade lembra, contudo, que para manter esse nível de eficiência, as concessionárias precisam garantir o equilíbrio financeiro de suas operações. A ANTF finaliza a nota reiterando sua disposição para o diálogo constante com a agência reguladora, com o objetivo de assegurar a harmonia entre o interesse público, os clientes e as concessionárias.

As empresas associadas da ANTF são América Latina Logística Malha Norte S/A; América Latina Logística Malha Oeste S/A; América Latina Logística Malha Paulista S/A; América Latina Logística Malha Sul S/A; Vale (Estrada de Ferro Vitória a Minas); Vale (Estrada de Ferro Carajás); MRS Logística S/A; Ferrovia Centro Atlântica S/A; Transnordestina Logística S/A e Ferrovia Tereza Cristina S/A.