Terça-feira, 23 de outubro de 2012 - 11h52
Toyota anuncia compra da Cascade
Companhia japonesa passará a deter 100% da fabricante de acessórios para empilhadeiras norte-americana

A japonesa Toyota Industries anunciou ontem, dia 22 de outubro, um acordo para a compra de 100% das ações da Cascade – empresa norte-americana especializada na fabricação de acessórios para empilhadeiras –, em uma transação avaliada em U$ 759 milhões (U$ 65 por ação). A transação foi aprovada por unanimidade pelos conselhos de administração de ambas as companhias e deve ser concluída até o final de 2012.

Com a negociação, a Toyota amplia seu portfólio de produtos no segmento de empilhadeiras. “A Cascade tem uma forte reputação de oferecer aos clientes as mais recentes tecnologias em acessórios para empilhadeiras”, analisa o presidente e diretor representativo da Toyota Industries, Tetsuro Toyoda. “Estamos ansiosos para melhor atender às necessidades dos nossos clientes de logística, ampliando nosso negócio de empilhadeiras. Estamos comprometidos a servir todos os clientes da Cascade”, completa o executivo.

O presidente da Cascade, Robert Warren Jr., continuará a liderar a empresa mesmo com a transação. “Nossa empresa concluiu que a oferta que está sendo feita pela Toyota representa uma combinação ideal de retorno atrativo para nossos acionistas, continuidade na prestação de serviços aos nossos clientes e estabilidade e oportunidade para nossos funcionários”, justifica Warren.

A sede da Cascade, localizada no estado do Oregon, nos Estados Unidos, também não será alterada. Fundada em 1943, a empresa iniciou suas atividades produzindo válvulas de aço e tubos de conexões. Posteriormente, começou a desenvolver acessórios hidráulicos. Em 1997, a Cascade entrou para o segmento logístico com a aquisição da fabricante de garfos para empilhadeiras Kenhar Corporation. No Brasil, a empresa está presente desde 2007, com sede na cidade de Santos (SP).