Terça-feira, 13 de novembro de 2012 - 10h48
Lufthansa Cargo testa ferramenta de gestão de ativos
JettApp determina a localização de contêineres e paletes e monitora o nível de estoque dos equipamentos de carga

A Lufthansa Cargo e a Jettainer, companhia que desenvolve ferramentas para a gestão de contêineres e paletes, iniciaram os testes de um aplicativo para smartphones. A novidade, denominada JettApp, registra os dados dos ativos, que ficam à disposição para consulta da companhia aérea, da Jettainer, das empresas de handling e das oficinas de reparação.

Entre as informações disponíveis estão a localização dos equipamentos de carga, com a manutenção do histórico, e o monitoramento do estoque de ativos. O JettApp permite o escaneamento de todos os tipos de códigos de barras, incluindo QR e RFID/NFC. Além disso, a ferramenta é equipada com uma função de assinatura eletrônica – a entrega dos dispositivos de carga a terceiros pode ser conferida no visor.

O objetivo é que o novo aplicativo funcione como o braço móvel do sistema JettWare da Jettainer, utilizado para gerir profissionalmente as frotas de equipamentos de carga. Atualmente, o aplicativo está sendo testado nos terminais alemães da Lufthansa Cargo em Frankfurt, Dusseldorf e Munique, além de utilizada na unidade instalada em Cingapura. No total, quarenta funcionários utilizando dez smartphones estão envolvidos no processo de testes.

Segundo o vice-presidente de Handling Global da Lufthansa Cargo, Thilo Schäfer, com a implementação do aplicativo móvel, a companhia procura aumentar a eficiência e a qualidade dos dados, melhorando ainda mais a gestão de circulação dos dispositivos de carga.