Segunda-feira, 25 de março de 2013 - 16h08
AmstedMaxion e Cepefer inauguram centro de treinamento
Escola localizada no interior de São Paulo tem como objetivo formar profissionais capacitados para atuar no segmento ferroviário

A AmstedMaxion e o Centro de Estudos e Pesquisas Ferroviárias (Cepefer) inauguraram, no dia 19 de março, o Centro de Treinamento (CT) AmstedMaxion, situado dentro do complexo industrial da empresa em Hortolândia (SP). Trata-se de uma escola com cursos voltados exclusivamente à qualificação de profissionais para o segmento ferroviário.

Serão oferecidos cursos profissionalizantes e de pós-graduação, além de atividades de pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico em sistemas e produtos ferroviários, consultorias técnicas em equipamentos e sistemas, práticas técnicas e educacionais, simulações avançadas e palestras. Todas as atividades serão coordenadas e ministradas pelo Cepefer. Dentre os cursos ministrados no CT AmstedMaxion destaca-se a formação de projetistas ferroviários de vagões, inédita no Brasil.

O evento de inauguração contou com a presença do presidente e do diretor de Recursos Humanos da AmstedMaxion, Ricardo Chuahy e Nilton Prascidelli, respectivamente; do presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), Vicente Abate; do diretor executivo e do diretor acadêmico do Cepefer, Manoel Mendes e Cosme Massi; e do secretário de Indústria, Comércio e Serviços de Hortolândia, Dimas Pádua.

De acordo com Ricardo Chuahy, o CT AmstedMaxion chega para suprir a carência por profissionais qualificados no setor ferroviário. A ideia de criar o centro surgiu a partir do sucesso do curso de pós-graduação Master Business Rail (MBRail), implantado pela AmstedMaxion em 2011 para a qualificação exclusiva de seus colaboradores.

Criado pelo Cepefer, o curso é reconhecido pelas maiores concessionárias de transporte ferroviário de cargas e passageiros do Brasil, na formação e capacitação de profissionais que exercem atividades como concepção, projeto, execução e operação de equipamentos e sistemas ferroviários.

Os cursos já estão disponíveis para consultas e inscrições no site http://cepefer.com.br/cursos.