Terça-feira, 14 de janeiro de 2014 - 11h27
Datalogística otimiza operações de distribuidora de medicamentos
Empresa assina contrato para prestação de serviços de consultoria para a Rioclarense

A Datalogística, prestadora de serviços de consultoria para o transporte, estabeleceu um contrato, em dezembro passado, com a Comercial Cirúrgica Rioclarense, empresa que atua na distribuição de medicamentos e produtos para a saúde.

O acordo tem como objetivo melhorar a gestão do transporte e dos fretes visando reduzir os custos logísticos do cliente. De acordo com Carlos Pavanelli, sócio-diretor da Datalogística, a consultoria irá atuar diretamente no redesenho das operações da Rioclarense.

O contrato prevê a implantação do software TMS embarcador Pattio, tecnologia desenvolvida pela própria Datalogística para automatizar os processos de gerenciamento. “Buscamos ferramentas que nos possibilitem contratar um serviço ideal para cada particularidade e que nos dê visibilidade e controle absoluto na gestão de transportes, custos e indicadores”, explica o gerente de Logística da Rioclarense, Júlio Orsatti.

Sediada no município de Rio Claro (SP), a distribuidora atua em todo o Brasil a partir de seus centros de distribuição em Betim (MG), com 5.000 m², e Poços de Caldas (MG), com 4.000 m². Sem revelar mais detalhes, Orsatti aponta que, ainda no primeiro semestre de 2014, a Rioclarense deve inaugurar um novo CD.

As operações de transporte da empresa são realizadas utilizando duas transportadoras terceirizadas que somam dez veículos, além de outras 15 empresas parceiras que realizam a movimentação de cargas fracionadas nos modais aéreo e rodoviário. O gerente de Logística destaca que a Rioclarense conta ainda com uma frota própria de 15 veículos, utilizados em entregas especiais.

Dentre os fornecedores com os quais a distribuidora trabalha estão empresas como Aché, Bayer, Biosintética, Blowtex, Eurofarma, Medley, Neo Química, Novartis, Pfizer e Roche, cujos produtos abastecem clínicas e hospitais em território nacional.