Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014 - 11h52
Tecon Imbituba amplia serviços
Terminal recebe novo serviço da Aliança e passa a concentrar cargas operadas em terminais do Rio da Prata

O Tecon Imbituba (SC), terminal administrado pela Santos Brasil, passou a receber, neste mês de fevereiro, mais um serviço semanal da Aliança Navegação e Logística. A primeira atracação, realizada pelo Aliança San Martin, que movimenta contêineres de cabotagem, ocorreu no último dia 14.

A expectativa é de que o novo serviço impulsione a economia regional no mercado interno, uma vez que facilita o escoamento de cargas às regiões Norte e Nordeste, especialmente para os portos de Manaus, São Luís, Pecém (CE), Suape (PE) e Salvador. Isso porque, os contêineres embarcados em Imbituba são descarregados em Santos e de lá seguem nos navios da Aliança para os destinos finais, beneficiando diretamente produtores do agronegócio e diversas empresas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Complemento

Outro serviço, o UCLA, sob a bandeira Hamburg Süd, que já atende a rota Golfo do México e Caribe com escala semanal em Imbituba, sofreu mudança e concentra, agora, todo o transbordo das cargas movimentadas nos terminais localizados no Rio da Prata, na Argentina e no Uruguai.

Segundo o gerente comercial da Santos Brasil em Imbituba, Paulo Pegas, antes o terminal só operava cargas para importação e exportação, mas agora poder armazená-las e carregá-las em navios de cabotagem a outros portos.

A ampliação do mix de serviços do Tecon Imbituba aumenta as possibilidades de a empresa focar em outros mercados, como o asiático. “Temos um excelente terminal com tecnologia de ponta e de fácil acesso, sendo uma importante alternativa logística para o Sul do País”, garante. De acordo com Pegas, a capacidade de movimentação do Tecon Imbituba é de 450 mil TEUs por ano. Porém, lembra, pode ser ampliada para 970 mil TEU em médio prazo em função da demanda por novos serviços.