Sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014 - 11h24
Santos Brasil instala câmeras de monitoramento em áreas de desova de contêineres
Equipamentos foram aplicados no Tecon Santos (SP) e nos Centros Logísticos e Industriais Alfandegados Santos e Guarujá

A Santos Brasil instalou, neste mês de fevereiro, em três unidades de negócios da companhia, – no Tecon Santos (SP) e nos Centros Logísticos e Industriais Alfandegados (Clias) Santos e Guarujá (SP) –, 54 câmeras de monitoramento online em áreas de desova de contêineres. Com a inovação, fiscais da Receita Federal passam a acompanhar virtualmente, por meio de um sistema compartilhado, a abertura, desova e fiscalização de contêineres.

Até o final do primeiro semestre, o sistema contará com cerca de 150 equipamentos para captação de imagens das áreas destinadas para esse tipo de operação nas três unidades alfandegadas da companhia na região. Uma das maiores unidades de contêineres da América do Sul, o Tecon Santos é a que receberá maior número de equipamentos. Ao todo, serão cerca de 80 câmeras instaladas em pontos estratégicos das três áreas destinadas no terminal para a abertura e fiscalização.

Para o superintendente do Tecon Santos, Luiz Felipe Gouvêa, a instalação das câmeras atende ao regulamento aduaneiro vigente e representa mais uma iniciativa que contribui para a melhoria do serviço portuário em Santos. “O sistema online colabora com atividade de fiscalização e ainda permite que todas as imagens permaneçam gravadas e arquivadas à disposição da Alfândega de Santos”, diz.

As câmeras operam 24 horas por dia, mesmo aos finais de semana e feriados. Com alta definição, os equipamentos do modelo IP (apropriadas para rede) capturam detalhes do processo de abertura, desova e recolocação da carga dentro das caixas metálicas. Também proporcionam a captação de imagens panorâmicas e são capazes de aproximar uma cena com nitidez a uma distância de 200 metros.