Sexta-feira, 28 de março de 2014 - 12h00
Terminal de Cargas de Viracopos contará com sistema da Viastore
Solução tecnológica deve proporcionar maior produtividade e redução de custos

A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, administradora do aeroporto internacional localizado em Campinas (SP), assinou, no mês de fevereiro, um contrato com a Viastore Systems, empresa de origem alemã que atua no fornecimento de soluções de intralogística, para o desenvolvimento do novo sistema de gestão de seu Terminal de Cargas (Teca).

O acordo, que prevê um projeto totalmente customizado para atender às necessidades do aeroporto, engloba a implementação de um WMS (Warehouse Management System), de um novo software de controle alfandegário e de um sistema de billing (tarifação e faturamento). As tecnologias, que funcionarão de forma totalmente integrada, demandaram investimentos de R$ 9 milhões e devem estar em operação em um prazo de 14 meses.

O WMS da Viastore contará com módulos das empresas de tecnologia Trust e Softway, pertencente à Thomson Reuters. O sistema é capaz de identificar o melhor local de armazenagem para cada tipo e volume de carga que chega ao terminal, otimizando espaços e maximizando a eficiência operacional.

Além disso, ele utiliza tecnologias de identificação automática e captura de dados com códigos de barras, dispositivos móveis e redes locais sem fio para monitorar de forma eficiente o fluxo de produtos. Todas as informações coletadas são unificadas em uma base de dados, em tempo real, proporcionando uma visão mais completa do status do armazém.

“O novo WMS de Viracopos irá nos proporcionar mais segurança no armazenamento da carga, um ganho considerável na produtividade do processo logístico, melhoria no acompanhamento por parte dos clientes, do processamento de suas cargas, e um melhor atendimento à legislação vigente, pois terá um controle alfandegário mais eficiente”, explica o diretor-presidente da Aeroportos Brasil Viracopos, Luiz Alberto Küster. “Tudo isso melhorará o nível dos serviços prestado aos clientes e aos órgãos fiscalizadores”, completa.

As novas tecnologias devem gerenciar a movimentação de 20 mil volumes diários e administrar 230 usuários por turno de trabalho, no armazém de aproximadamente 80 mil m². “Viracopos é o primeiro projeto da Viastore no Brasil e teremos sempre um carinho especial por ele. Nosso objetivo é transformá-lo em um aeroporto de cargas modelo no país”, comenta Paulo Franceschini, presidente Viastore no país.