Quarta-feira, 2 de abril de 2014 - 11h38
TAM Cargo investe em tecnologia e estruturas
Companhia desenvolve um sistema para controle e movimentação de cargas no mercado brasileiro; áreas operacionais em Manaus e Goiânia são ampliadas

A TAM Cargo, unidade de cargas do Grupo Latam Airlines no Brasil, apresenta durante a Intermodal seu plano de investimentos em infraestrutura e tecnologia. Até dezembro de 2014, a unidade de carga aplicará R$ 45 milhões na infraestrutura de seus terminais, o que fortalecerá as operações nos principais hubs – Brasília, Manaus, São Paulo (Guarulhos) e Rio de Janeiro(Galeão). Além disso, a companhia reforçará outros 20 terminais da empresa no país. Entre os projetos, destacam-se a ampliação de áreas operacionais, estacionamentos e posições de atendimento.

A empresa também foca suas ações no setor de tecnologia. Prova disso são os R$ 11 milhões destinados ao desenvolvimento de um sistema para controle e movimentação de cargas no mercado brasileiro. O novo sistema permite, por exemplo, identificar online onde está e qual a situação de sua encomenda. A ferramenta mostra o histórico desde o momento em que a carga foi registrada até a entrega no destino final.

Além disso, alguns clientes recebem mensagens eletrônicas, cujo objetivo é informar a situação do transporte e dos embarques em tempo real. Cada vez que uma etapa é concluída, como a saída de um voo, a ferramenta envia ao cliente, automaticamente, uma atualização de status, sem a necessidade de consultar o sistema de tracking online.

Estruturas

Os ativos operacionais também merecem destaque. Em Manuas, a unidade de cargas iniciou em novembro do ano passado as operações em seu novo terminal. Com 13 mil m², dos quais 5 mil m² de área construída, é o maior da companhia no Brasil. Já em fevereiro deste ano, inaugurou seu novo terminal em Goiânia. A estrutura foi ampliada e a capacidade de recebimento de cargas cresceu 150%. Com isso, a expectativa da companhia é que o volume mensal de cargas transportadas no terminal aumente até 7% em 2014.

Para o diretor executivo da TAM Cargo, Pablo Navarrete, os investimentos estão em linha com o crescimento da empresa no Brasil. No mercado doméstico, a TAM Cargo transportou 197,5 mil toneladas, o que representa um aumento de 7% no volume de cargas transportado em 2013 na comparação com o ano anterior. No internacional, a empresa demonstrou um desempenho estável no ano passado em comparação a 2012 – com 212 mil toneladas transportadas. “O resultado é atribuído, principalmente, ao bom aproveitamento de nossa rede de operações”, diz.