Terça-feira, 22 de julho de 2014 - 11h02
Appa nomeia diretores e membros do Conselho de Administração
Novo quadro faz parte da reestruturação da ex-autarquia, que agora é uma empresa pública

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) deixou de ser uma autarquia e passou a ser uma empresa pública neste mês de julho. Como parte da mudança, ela passa a contar com uma nova estrutura organizacional e com novas diretorias.

A antiga diretoria técnica foi subdividida em duas e agora os portos paranaenses contam com um diretor de Engenharia e Manutenção e um diretor de Operações Portuárias. Paulinho Dalmaz, que já ocupava o cargo de diretor Técnico da Appa desde 2011, passa a ser o novo diretor de Engenharia e Manutenção. Já o diretor de Operações Portuárias ainda não foi nomeado.

Para liderar a diretoria de Meio Ambiente, foi indicado Marco Aurélio Ziliotto, engenheiro Ambiental que até então atuava na Seil. Foi criada também uma diretoria Jurídica, que será comandada por Jacqueline Wendpap, que ocupava o cargo de diretora Administrativo-Financeira da Appa. Para ocupar esta função foi nomeada a economista Xênia Arnt, que até então era responsável pelo departamento de Planejamento.

A diretoria de Desenvolvimento Empresarial ganhou nova nomenclatura e passou a se chamar diretoria Comercial. Lourenço Fregonese continua no comando do cargo, que ocupa desde 2011. Na diretoria do Porto de Antonina permanece Luis Carlos de Souza, na função desde março de 2013. Luiz Henrique Dividino deixa de ser superintendente e passa a ser diretor-presidente da nova empresa, continuando como principal executivo da Appa.

Além disso, o Conselho de Autoridade Portuária do Porto de Paranaguá (CAP) e o governo do Paraná indicaram os nomes dos representantes dos trabalhadores e da classe empresarial que irão compor o Conselho de Administração (Consad) dos portos paranaenses.

Como indicados da classe trabalhadora estão Maria do Perpétuo Socorro Oliveira, membro titular, e Orlei Souza Miranda, como suplente. Maria é funcionária do quadro efetivo da Appa e membro do CAP e Miranda é presidente do Sindicato dos Trabalhadores Portuários (Sintraport).

Os representantes da classe empresarial são Nilson Hanke Oliveira e João Arthur Mohr como titular e vice, respectivamente. Oliveira é funcionário da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) e Mohr é chefe de gabinete da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

As indicações do governo foram os conselheiros José Richa Filho, secretário de Infraestrutura do Paraná; João Vicente Bresolin Araújo, presidente da Ferroeste; e Maria Antonieta Bertinato, funcionária da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seil). Como suplentes foram indicados Rodrigo César de Oliveira, da Ferroeste, Andrea Regina Abrão Martins e Solange Busnardo Mattiello, ambas da Seil.