Quinta-feira, 21 de agosto de 2014 - 10h32
TPC utiliza veículo 100% elétrico em operações da Natura
Kangoo ZE será aplicado na distribuição de produtos na região metropolitana de Salvador

O Grupo TPC apresentou ontem, dia 20 de agosto, durante o II Fórum Nordeste de Logística, em Salvador, o Kangoo ZE, da Renault, primeiro veículo de carga 100% elétrico a entrar em operação no Nordeste brasileiro, de acordo com o próprio operador logístico.

O ativo será utilizado na distribuição de produtos da Natura na região metropolitana da capital baiana. A previsão é que ele realize cerca de 70 entregas diárias. A apresentação do Kangoo ZE contou com a participação de representantes do TPC, da Natura e da Renault.

Com capacidade para transportar 650 kg e um custo médio de R$ 5 por carga elétrica, o veículo possui autonomia para rodar de 80 a 120 km. O ponto de abastecimento energético será o centro de distribuição do TPC localizado na cidade de Simões Filho (BA).

A novidade faz parte do projeto Logística Sustentável do operador. “Nos últimos anos buscamos alternativas no que diz respeito à redução de emissão de CO² em nossas operações de logística urbana. Concluímos que a melhor alternativa é o veiculo elétrico”, explica Leonardo Barros, presidente do TPC.

A Natura também tem investido em ações sustentáveis, como a otimização de processos, diminuição da emissão de gases nocivos e redução do consumo e do desperdício de insumos. A empresa já contava com alguns veículos de menor emissão, como dois caminhões e um ônibus fretado movidos a etanol e outros três Kangoo ZE operados por prestadores de serviços de transporte em São Paulo e no Rio de Janeiro.

André Sampaio, diretor de Logística Geral do Grupo TPC, conta que a companhia pesquisou em diversas feiras a melhor alternativa para atender seu projeto de logística sustentável. “A Renault foi a empresa que nos ofereceu um veículo 100% elétrico e homologado para rodar no país”, afirma. A gama ZE da montadora é composta por quatro modelos: Fluence, Zoe, Twizy e Kangoo.