Quarta-feira, 8 de julho de 2015 - 14h45
Santos Brasil será responsável por toda a carga da DHL em Santos
Empresas firmam contrato de exclusividade para atuação no complexo portuário paulista

A Santos Brasil foi escolhida pela DHL como provedora oficial de serviços de infraestrutura portuária e logística no Porto de Santos (SP). Segundo o acordo firmado entre as empresas, todas as cargas da multinacional alemã movimentadas no local serão armazenadas exclusivamente nas unidades da Santos Brasil. O contrato vai até 2016, com possibilidade de renovação.

Além do armazenamento, o acordo prevê que as cargas fracionadas de importação da DHL descarregadas em Santos também sejam transportadas pela Santos Brasil, via modal rodoviário, até os destinos desejados pelo cliente. Já no sentido contrário, para exportação, a própria DHL transportará suas cargas até o porto. No caso de itens não conteinerizados, a Santos Brasil realizará também os serviços de estufagem.

Para viabilizar o novo modelo de negócio, a Santos Brasil criou uma estrutura de atendimento especial para a DHL, com sistemas de informação desenvolvidos por seus especialistas em tecnologia de acordo com as necessidades particulares da empresa. “Vamos manter uma equipe de profissionais dedicados exclusivamente à otimização do transporte de cargas da DHL”, explica Wagner Toffoli, diretor Comercial da Santos Brasil.

Para o executivo, esse acordo é fruto do reconhecimento da excelência dos serviços prestados pela Santos Brasil à DHL. No final de 2014, a companhia foi auditada pela DHL Global Forwarding e eleita como benchmarking devido às melhores práticas de mercado adotadas pelo Tecon Santos e pelos dois Centros Logísticos e Industriais Aduaneiros (Clias) operados pela companhia nos municípios do litoral paulista de Santos e Guarujá.

“Nossos padrões de segurança de processos foram considerados em conformidade com os procedimentos adotados mundialmente pela DHL, atendendo a todas as exigências do cliente. Isso foi fundamental para nos tornarmos o provedor oficial de serviços de infraestrutura portuária e logística da empresa no Porto de Santos”, ressalta Toffoli. A Santos Brasil atende a DHL há mais de dez anos e respondia, até então, por 30% da carga armazenada pela empresa no porto santista, índice que passa agora para 100%.

Criada há 17 anos para operar o Tecon Santos, maior terminal de contêineres da América do Sul, a Santos Brasil é prestadora de serviços portuários e logísticos completos, do porto à porta. A companhia opera ainda os tecons Vila do Conde (PA) e Imbituba (SC) e um terminal de veículos também em Santos. Ela conta com uma operadora logística e de cargas gerais, a Santos Brasil Logística, que atua de forma integrada aos terminais, atendendo o cliente em todas as etapas da cadeia, do porto até o transporte e a distribuição.