Quarta-feira, 11 de maio de 2016 - 12h27
VLI recebe dois carregadores de navio para a expansão do Tiplam
Novos equipamentos permitirão aumentar a capacidade de movimentação anual do terminal de 2,5 milhões para 14,5 milhões de toneladas

A VLI recebeu, no início de maio, dois carregadores de navios que serão implantados no Terminal Integrador Portuário Luis Antonio Mesquita (Tiplam), em Santos (SP). O primeiro carregador, dedicado a grãos, chegou ao porto no dia 5 de maio, enquanto o segundo, para carregamento de açúcar, foi recebido no dia 8 do mesmo mês. Os novos carregadores permitirão aumentar a capacidade de movimentação anual do Tiplam de 2,5 milhões para 14,5 milhões de toneladas.

Os carregadores são equipamentos de grande porte que levaram cerca de dois anos e meio para serem desenvolvidos, incluindo as fases de engenharia, suprimentos, fabricação, montagem e transporte. Cada um possui 37,15 m de altura, largura de 26 m, comprimento de 60 m e pesam 550 t. A capacidade de movimentação é de 3.000 toneladas por hora. Os equipamentos foram montados e testados na China e serão posicionados sobre os trilhos do Berço 2 do Tiplam. Em setembro, terão início os testes e os carregadores estarão finalmente prontos para a operação em outubro.

“Este é um grande marco para o projeto de expansão do Tiplam, sendo a primeira vez que atracamos navios no novo píer. Os equipamentos permitirão em breve iniciar o processo de exportação de grãos e açúcar, aumentando assim a capacidade de operação do terminal, reafirmando o empenho da VLI em promover a transformação da logística do Brasil”, diz Achilles Caporalli, gerente do Projeto de Expansão do Tiplam.

Para o transporte marítimo dos carregadores da China) para Santos foi definido um processo logístico de carregamento e descarregamento (lift-on/lift-off) em um navio específico para tal, que possui dois guindastes com capacidade para 400 toneladas cada. Após 45 dias de navegação estima-se um período de cinco dias para cada etapa de descarga, monitorada por uma empresa especializada nesse tipo de procedimento.