Segunda-feira, 13 de junho de 2016 - 14h39
Porto do Açu inaugura três terminais
Empreendimentos somam R$ 1,5 bilhão em investimentos

O Porto do Açu, complexo localizado em São João da Barra (RJ), inaugurou, na última semana, três novos terminais: o Terminal de Petróleo (T-Oil), o Terminal Multicargas (T-Mult) e o Terminal de Combustíveis Marítimos do Açu (Tecma). Os empreendimentos, que receberam mais de R$ 1,5 bilhão em investimentos, representam o início de novos negócios no porto, diversificando os serviços já prestados.

O T-Oil é uma parceria da Prumo Logística, empresa que desenvolve e opera o Porto do Açu, com a alemã Oiltanking, e conta com três berços ao longo de 1,4 km de quebra-mar. Único terminal privado no Brasil para operações de transbordo de petróleo, está licenciado para movimentar 1,2 milhão de barris de petróleo por dia.

O T-Mult, por sua vez, representa uma nova alternativa de escoamento de cargas para o Sudeste brasileiro, possibilitando o acesso direto de clientes instalados na retroárea a um terminal portuário, desenvolvendo o complexo industrial do Açu e concretizando o conceito de porto-indústria.

Por fim, o Tecma consiste em uma sociedade entre a Prumo e a BP Marine e trabalha com a comercialização de combustível marítimo. O terminal oferece serviços de abastecimento para embarcações que estão no Porto do Açu e clientes que operam na região.

“O Porto do Açu deu certo porque é um projeto que tem fundamentos sólidos, com características únicas”, analisa José Magela Bernardes, presidente da Prumo. “Nossa proximidade das bacias petrolíferas de Campos (RJ) e Santos (SP) nos dá uma vantagem competitiva importante para as atividades de petróleo e gás. Além disso, a parceria com os governos federal, estadual e municipal, que enxergaram o Porto do Açu como um vetor para o desenvolvimento do norte fluminense, foram e continuarão sendo essenciais para construirmos um empreendimento que já é um marco para a região e para o país”.