Segunda-feira, 4 de julho de 2016 - 14h30
Cotriguaçu inaugura maior tombador do Brasil em Paranaguá
Equipamento possui capacidade para descarregar veículos de 30 metros

A Cotriguaçu passou a operar, na última semana do mês de junho, em seu terminal localizado no Porto de Paranaguá (PR), com um tombador para caminhões com 30 metros. Por sua capacidade, o equipamento – que inclina o veículo para que os grãos da carroceria sejam descarregados no armazém – é inédito no Brasil.

O terminal da cooperativa agrícola exporta grãos e farelos a granel e possui capacidade para embarcar 1.500 toneladas por hora e armazenar até 150 mil toneladas. A aquisição do equipamento, que apresenta capacidade de elevação de até 80 toneladas, tem como objetivo proporcionar mais agilidade e segurança às operações.

O tombador vai aumentar em 20% a capacidade de descarregamento, que atualmente é de 300 caminhões por dia. Além dele, a Cotriguaçu investiu na aquisição de balanças específicas para os veículos de 30 metros. Os valores envolvidos na compra dos equipamentos não foram divulgados.

“Estamos aumentando o volume de carga e o número de veículos descarregados, além de atendermos a uma demanda comercial dos clientes, que terão menor custo com o frete e maior competitividade no mercado”, explica Rodrigo Buffara Farah Coelho, gerente do terminal da Cotriguaçu.

O caminhão com 30 metros é considerado o tipo de transporte rodoviário com a melhor margem de resultado e de custo-benefício para o setor graneleiro, com capacidade para movimentar até 50 toneladas de carga.