Terça-feira, 20 de fevereiro de 2018 - 11h31
GKO Informática computa crescimento de 40% em 2017
Desempenho é reflexo do plano estratégico da companhia, que desde 2016 investiu R$ 1,5 milhão em tecnologias, recursos humanos, infraestrutura e melhorias das soluções

A GKO Informática, empresa que fornece soluções de base tecnológica para a área de logística com foco na gestão de fretes para embarcadores, anuncia que encerrou o ano de 2017 com um crescimento de 40% na comparação ao mesmo período de 2016. A companhia que possui três unidades de negócios – além do sistema GKO Frete, conta no mercado com a LogPartners e a GKO Plus – informa que obteve seu melhor resultado desde 2014, quando registrou crescimento de 35%.

O diretor Comercial da GKO Informática, Ricardo Gorodovits, diz que desde 2016 a companhia investiu R$ 1,5 milhão em tecnologias, recursos humanos, infraestrutura e melhorias das soluções, fator que impactou positivamente os resultados de 2017. “Ofertamos mais soluções ao mercado, direcionamos nossas ações para a maior divulgação de casos práticos de sucesso, promovemos workshops para profissionais de gestão de transporte com temas que são tendência para criar maior interatividade, apresentamos recursos e novos desenvolvimentos em nossas ferramentas, além de disseminar novos conceitos que chegaram ao ambiente da logística e são totalmente aderentes à gestão de transportes.”

Apostas para 2018

Em 2017, uma das soluções da GKO Informática que ganhou maior destaque no mercado foi o Confirma Fácil, que impulsionou em dez vezes os negócios da GKO Plus, unidade de serviços em nuvem que apoiam as relações embarcador-transportador e embarcador-destinatário.

Divulgação

“O Confirma Fácil é uma ‘menina dos olhos’ para a GKO, porque é uma ferramenta leve, uma estrutura criada visando crescimento rápido e é colaborativa. É uma solução complementar ao GKO Frete, mas pode ser utilizada também de forma independente, tendo um posicionamento muito interessante para a GKO e para o mercado onde atuamos”, explica Gorodovits.

A meta para este ano é ampliar a estrutura funcional da ferramenta, proporcionando um amplo acesso a informações a todos os participantes da cadeia logística e a melhoria da comunicação entre embarcadores e transportadoras.

Outra solução na qual a empresa seguirá apostando em 2018 é o módulo do GKO Frete que permite o planejamento de embarque, o Autocarga. A performance que a tecnologia possibilita aos usuários – números da empresa dão conta de casos acima de 25 % de redução nos custos de transporte – aponta que este ano sua aplicação seja ampliada.

“O objetivo de um planejamento bem feito é otimizar a operação, aproveitando os pedidos colocados para avaliar as rotas e equipamentos de transporte disponíveis, gerando uma melhor organização dos embarques, evitando pagar por espaços vazios e deslocamentos sem entregas, obtendo com isso reduções importantes no custo final do transporte. Estamos fazendo um trabalho de conscientização do mercado para esse potencial, para o qual muitas empresas ainda não deram a atenção necessária”, afirma Gorodovits.

Evolução

A LogPartners, unidade de negócio da GKO Informática dedicada ao outsourcing da gestão de transportes do embarcador, acompanhou o crescimento da empresa, ampliando seu faturamento também em 40% em 2017 em comparação ao mesmo período de 2016. A posição que ocupa atualmente no mercado, de acordo com o executivo, deixa claro que agrega oportunidades de negócios ao grupo, oferecendo uma alternativa confiável para as empresas que desejam ter seus recursos internos focados em demandas de mais alto nível, delegando a parte operacional da gestão a um parceiro com grande capacitação dessas funções e que funciona como central compartilhada de recursos.

Segundo ele, quando a empresa busca uma solução de outsourcing, em geral sua motivação se distribui por uma ou várias demandas, tais como a redução de custos com head count, melhoria no nível de compliance, evitar agregar mais um sistema às soluções já utilizadas, reduzir custos com treinamentos e serviços e impedir as falhas de processo quando há faltas, férias ou demissões. É nesse contexto, completa o diretor Comercial, que empresas têm procurado o atendimento da LogPartners.

Já o GKO Frete terá uma sequência de seu crescimento em termos de modularização, de forma a permitir que empresas que tenham um objetivo funcional mais restrito possam ser também atendidas. “Estamos trabalhando na melhoria da comunicação com o mundo exterior, ou seja, a ferramenta conversando com outros sistemas por meio de webservices, tornando a integração mais simples e padronizada”, revela Gorodovits.