Segunda-feira, 20 de maio de 2019 - 11h59
Still inaugura centro de treinamento na Alemanha
Localizada na cidade de Fürth, trata-se da segunda unidade da companhia, que tem como meta o aperfeiçoamento profissional

A Still inaugurou um centro de treinamento especializado em intralogística, em Fürth, na Alemanha. Com uma área de 475 m², o local possui salas de aula e uma oficina de mecatrônica que proporciona aos funcionários condições para se aperfeiçoarem profissionalmente. A empresa oferece, agora, uma preparação mais adequada aos novos funcionários da região, combinando conteúdos teóricos e trabalhos práticos.

Em Hamburg, na matriz da companhia, já há um centro de treinamento onde engenheiros mecatrônicos trainees de toda a Alemanha se reúnem para participar de seminários práticos modulares específicos para intralogística.

As salas do centro oferecem estrutura para preparações específicas relacionadas a produtos para engenheiros mecatrônicos que almejam uma carreira como técnico de serviço. Anteriormente os trainees concluíam esses treinamentos de forma descentralizada, em subsidiárias Still por toda a Alemanha. A centralização no novo espaço traz fortalecimento, ainda, da visão interna de preparação, aumentando a qualidade dos treinamentos.

Globalmente, a empresa tem entre as suas prioridades o aperfeiçoamento adequado para todos os seus funcionários. Nos últimos dois anos, por exemplo, duplicou sua capacidade de treinamento em filiais em toda a Alemanha. A companhia revela, ainda, que a ação é uma estratégia para combater a falta de mão de obra qualificada. Por isso, já revela que irá expandir suas capacidades de treinamento na área de mecatrônica nos próximos anos. O objetivo é suprir a necessidade de recolocação gerada por uma rotatividade natural de trabalhadores, além de levar em conta a crescente demanda por pessoal qualificado, especialmente engenheiros de mecatrônica.

Segundo o vice-presidente sênior de Recursos Humanos da Still, Axel Fiene, o novo centro de treinamento é uma forma de ampliar a posição de liderança mundial em suas principais competências. “Este edifício é um investimento no futuro para nós, e uma afirmação da localização em Fürth.”

Os projetos de treinamento da Still são globais e, para o futuro, há planos para centros de preparação específica em tempo integral em cada filial da companhia. Num esforço constante, a empresa desenvolve e atualiza os conteúdos de ensino, pois os profissionais técnicos precisam ser eficazes, possuir amplos recursos técnicos e estar atualizados quanto a inovações. “Ao expandir nossas capacidades de formação, suprimos a necessidade de profissionais preparados em todas as regiões onde atuamos. Esses jovens moldarão nossa competência para fornecer soluções tecnológicas para nossos futuros clientes. É por isso que priorizamos e investimos na preparação dos funcionários da companhia”, diz o vice-presidente sênior da Still, Marc Lehnstaedt.

Atualmente, a companhia qualifica mais de 200 trainees em várias profissões técnicas e comerciais em toda a Alemanha. Para o presidente do Conselho Executivo da Still, Henry Puhl, a capacitação profissional é um fator decisivo para a competitividade da companhia no setor de intralogística. “Estamos investindo em formação profissional inovadora e no futuro dos jovens. Os desafios no mercado de trabalho estão se intensificando e temas como digitalização e Indústria 4.0 ainda trarão grandes mudanças. É muito importante também que esses profissionais tenham em suas competências o desejo de realizar. Por isso o nosso novo centro de treinamento oferece aos nossos estagiários ótimas condições de enquadramento para capacitá-los a dominar os desafios atuais e futuros no mundo moderno do trabalho”, pontua.