Terça-feira, 28 de maio de 2019 - 12h02
VLI anuncia presidente interino
Executivo já atuou como presidente do Conselho de Administração da companhia

Humberto Freitas assumiu interinamente a presidência da VLI, em substituição a Marcello Spinelli, que deixa o cargo que ocupava desde 2010 para seguir outros projetos fora da companhia. Com sólida carreira no segmento de negócios e logística, Freitas é considerado um dos principais responsáveis pela origem e pela estratégia da VLI.

Entre 2014 e 2017 foi presidente do Conselho de Administração da companhia, posteriormente passando a atuar como consultor nos assuntos estratégicos junto à diretoria da VLI. A proximidade e a familiaridade com o plano de negócios da companhia foram critérios importantes para sua escolha e para a aprovação dos acionistas.

Graduado em Engenharia Metalúrgica pela Escola de Minas Ouro Preto e com pós-graduações e cursos de extensão relacionados a gestão e negócios no Brasil e no exterior, Freitas foi diretor executivo de Logística da Vale de 2011 a 2017, onde participou de maneira ativa e decisiva no processo de spin-off da VLI e na elaboração de seu plano inicial de negócios, estratégia que consistiu num plano de investimentos de R$ 9 bilhões iniciado em 2013 e concluído nesse ano. Freitas também atuou anteriormente em outras diretorias e esteve à frente de diversos negócios da mineradora.